Quarta-Feira, 06 de Julho de 2011, 11h:56

Tamanho do texto A - A+

'Saidinha' é a principal causa de mortes nas agências bancárias

Conforme lei, bancos de Cuiabá são obrigados a instalar biombos para dar mais segurança aos clientes

Uma pesquisa realizada pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut) revela que 20 pessoas foram mortas em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre de 2011 em todo país. A maior incidência foi o crime de "saidinha de banco", que fez 11 vítimas.

O levantamento, feito com base em notícias da imprensa, mostra que nove clientes perderam as suas vidas em função da violência nos bancos, o maior número entre as vítimas. Também foram mortos seis policiais, um bancário, um vigilante e três outras pessoas.

Para reduzir esses número o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) cobra o cumprimento da lei municipal que obriga os bancos a instalarem biombos,  barreiras visuais que, segundo o sindicato, vão dificultar a ação dos bandidos na chamada saidinha de banco.  Em Cuiabá, somente o banco Mercantil do Brasil já cumpriu a legislação.

Como exemplo para os demais bancos, o Mercantil do Brasil acredita que a instalação dos biombos será um reforço na segurança para os clientes e bancários. O prazo para a instalação dos biombos terminou no dia 28 de junho. “O cumprimento da Lei Municipal nº 5373, de 29 de dezembro de 2010, será mais uma ação para evitar que clientes e bancários fiquem expostos as ações de bandidos”, comentou o presidente do sindicato Arilson Silva.