Terça, 20 de agosto de 2-13, 11h04
VISITA DE TAQUES INTENSIFICOU CONTATOS
NO RADAR: China aumenta investimentos no exterior e MT é um dos destinos


Redação

 Os investimentos diretos não financeiros da China no exterior avançaram 39,7% em janeiro, na comparação com igual período  do ano passado. O aumento representa a soma de US$ 10,8 bilhões.

Embora não traga informações detalhadas sobre os percentuais de valores investidos no Brasil, sabe-se que um volume significativo desses recursos, no caso específico brasileiro, estão sendo direcionados para Mato Grosso.

 

Já no tocante e este Estado, os capitais chineses estão focados, prioritariamente, no segmento agrícola (alimentos) e projetos e estudos para abertura de novas vias ferroviárias para escoamento da produção rumo aos portos do chamado Arco Norte, na Amazônia.

A informação é do Ministério do Comércio chinês. E é a terceira alta consecutiva desse aporte.

O crescimento desses investimentos é em grande medida ajudado por uma alta de 50% nos investimentos feitos nos países envolvidos no projeto da chamada Nova Rota da Seda, informou o governo de Pequim.

Não houve novos investimentos em propriedades, entretenimento e clubes esportivos neste mês.

 

Já o investimento no exterior no setor de mineração teve um salto de 792,6%, na comparação anual.

MATO GROSSO

 

O fato do Estado estar no radar da China pode ser visto através da chegada de várias delegações de representantes de grandes grupos daquele país que têm aportado em Mato Grosso em prospecção por novos negócios.

 

O crescimento do interesse da China pelo Estado é em grande parte atribuído a visita do governador Pedro Taques que chefiando uma delegação de empresários mato-grossenses esteve naquele país, no ano passado e onde manteve uma concorrida agenda de palestras e contatos com autoridades e empresas chinesas.

 


 

 



Fonte: Página Única
Visite o website: http://www.paginaunica.com.br