Wellington minimiza apoio de Abilio a Pivetta e garante: “sou o candidato do PL”

Wellington minimiza apoio de Abilio a Pivetta e garante: “sou o candidato do PL” Crédito: Renato Ferreira

O senador Wellington Fagundes (PL) falou nesta segunda-feira (29/9) sobre as movimentações políticas que já começam a se desenhar para a disputa ao Governo de Mato Grosso em 2026. Pré-candidato declarado, Fagundes reforçou que o Partido Liberal já tomou uma decisão em torno de seu nome e defendeu que os filiados respeitem as diretrizes internas da sigla.

A manifestação do senador veio em resposta à sinalização do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que teria demonstrado simpatia por uma eventual candidatura do atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para suceder Mauro Mendes (União Brasil).

“Em Mato Grosso, quero contar com o apoio de todos os companheiros do partido e vou trabalhar para isso”, afirmou Fagundes nesta segunda-feira (29).

Questionado se vê como um sinal de desunião ou desrespeito o possível apoio de Abilio a um nome de outro partido, o senador desconversou, minimizando o episódio e destacou que sua pré-candidatura já foi oficializada tanto pelo diretório estadual quanto pela direção nacional do PL.

“Pelo contrário. O PL já definiu. A pré-candidatura do Wellington Fagundes foi aprovada pela nacional e pela estadual. Essa discussão já aconteceu e está encerrada. Até a convenção, é direito de qualquer filiado apresentar posições, isso é legítimo”, declarou.

Apesar de defender o respeito à decisão partidária, o senador reconheceu que debates internos fazem parte do processo democrático, principalmente em um partido de grande porte e relevância como o PL.

“Todos os filiados têm o direito de apresentar sugestões. Ainda mais um prefeito da capital, como o Abilio. Ele tem esse direito. Agora, essas discussões internas são naturais. Quem decide é a convenção partidária, que só acontece no ano que vem. Até lá, é diálogo, busca de entendimento. E, até o momento, a definição é que o PL terá apenas um candidato ao Senado e um ao Governo”, reforçou.

Confiante, Wellington se disse pronto e motivado para enfrentar a disputa. Ele também destacou que aparece em posição de destaque nas pesquisas de intenção de voto.

“[Sou] o mais bem pontuado nas pesquisas, o mais consolidado, o mais conhecido. Um político que cumpre compromissos, que trabalha, que está presente em todos os cantos do estado, que defende o municipalismo e busca sempre o avanço de Mato Grosso. Ao invés de xingar adversário, eu trabalho. Essa é a diferença”, afirmou.

Sobre a possível candidatura de Mauro Mendes ao Senado em 2026, o senador disse que respeita a decisão do atual governador e destacou que o PL vai focar em seus próprios projetos.

“O governador Mauro Mendes tem feito um bom trabalho. Ele ainda não definiu se será candidato ao Senado. Se decidir e quiser apoiar o candidato do PL, será bem-vindo. Mas nós não vamos discutir os problemas dos outros partidos. Vamos discutir os nossos”, concluiu.