Antes de definir troca de modal, governo quer estudar viabilidade do Bus Unit Double

Antes de definir troca de modal, governo quer estudar viabilidade do Bus Unit Double FRED MORAES

vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que o governo de Mato Grosso ainda vai avaliar a viabilidade do Bus Unit Double (BUD) antes de decidir por uma eventual troca de modal no projeto do transporte coletivo da Grande Cuiabá. Segundo ele, até o momento o que está definido é a conclusão do BRT (Bus Rapid Transit), já em andamento e com previsão de entrega até abril de 2026.


“O que está definido é BRT. Se ficar demonstrado que o novo modal tiver viabilidade, usando a estrutura que já foi construída, terá possibilidade para inserir o BUD. Não existe possibilidade de não concluir o BRT, tem um dia e data para concluir o projeto. O povo já sofreu muito, são mais de dez anos. Até abril estará totalmente pronto”, afirmou Pivetta em entrevista à imprensa, na última sexta-feira (17).


De acordo com o vice-governador, o Estado está cotando veículos do BRT e a possibilidade do BUD surgiu após conversas internas, por determinação do governador Mauro Mendes. “Estamos cotando veículos e surgiu a possibilidade dessa troca, diante de conversas, por determinação do governador”, completou.


Pivetta destacou ainda que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é inviável financeiramente e tecnicamente, devido à necessidade de infraestrutura complexa e de alto custo, enquanto o BUD seria uma alternativa mais barata e flexível.


“O VLT é inviável, caro, precisa de trilhos, uma infraestrutura especial para ele. No caso desse veículo, é versátil, barato, tem qualidade nos vagões e permite que vamos a diversos setores da cidade. Um sistema que suprirá o transporte coletivo”, explicou.


O projeto do VLT foi iniciado em 2012, com custo estimado de R$ 1,4 bilhão, mas acabou abandonado com apenas 40% das obras concluídas e alvo de investigações. Em 2022, o governo decidiu substituir o modal pelo BRT (Bus Rapid Transit), sistema de corredores exclusivos para ônibus articulados, com promessa de menor custo e maior agilidade na implantação.


As obras do BRT estão em andamento nas avenidas da Prainha, Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e FEB, em Várzea Grande. O governo garante que o projeto será concluído até abril, mas agora estuda a viabilidade do BUD, um tipo de veículo duplo articulado que poderia operar nas mesmas estruturas já construídas para o BRT.