Comandantes definidos: conheça os treinadores que vão brigar pelo título do Mato-grossense 2024
Comandantes definidos: conheça os treinadores que vão brigar pelo título do Mato-grossense 2024
|
21/12/2023 - 22:33
Os dez clubes que irão disputar o Campeonato Mato-grossense em 2024 já definiram os comandantes. O ge reuniu informações sobre os treinadores que vão tentar conduzir suas equipes até o título. Entre novidades e nomes conhecidos no futebol estadual, um deles se destaca como o técnico com mais tempo à frente de uma equipe.
Academia
O Capitão América será liderado por Fabiano Borda, que já passou pelo Nova Mutum em 2021.
O treinador liderou o Glória-RS em 2023 e construiu a carreira em clubes do Rio Grande do Sul, como Tupi, Cruzeiro-RS e Guarany de Bagé.
Aos 47 anos, Fabiano iniciou a carreira como técnico em 2018 e soma 8 times diferentes no currículo.
Araguaia
De volta à elite estadual após quatro anos, o Araguaia escolheu Emerson Matheus para o comando.
O profissional de 57 anos tem passagem por times como Atlético-BA, Flamengo-PI e equipes de menor expressão de Inglaterra e Portugal. Recentemente, tirou licença A da CBF e já iniciou a pré-temporada à frente da equipe.
Emerson estava sem clube desde a saída do Unaí-MG em 2022.
Cuiabá
O Dourado será comandado pelo português António Oliveira, que segue no clube após o Brasileirão deste ano.
À frente do Cuiabá pela segunda temporada, o treinador vai liderar o time no Mato-grossense pela primeira vez. Tanto em 2022 quanto em 2023, António assumiu o cargo já com a Série A em andamento.
Dom Bosco
A diretoria do Azulão ainda não anunciou reforços, mas definiu o treinador. Jamesson Andrade terá a responsabilidade de comandar o Dom Bosco na competição
O jovem técnico começou a carreira em 2019 e soma os títulos da Copa Pernambucana e do Campeonato Pernambucano A2 de 2021.
Jamesson já treinou equipes como Vera Cruz, Ipojuca e Torres Brasil, de Pernambuco, além de passar pelos times Sub-17 e Sub-20 do Retrô FC.
Luverdense
Semifinalista em 2023, o Luverdense contratou Evaristo Piza para o Mato-grossense 2024.
Com foco em alcançar vagas nacionais para 2025, a diretoria do Verdão anunciou o treinador ainda em setembro deste ano.
Evaristo comandou o Santa Cruz na Série D deste ano e foi vice do Alagoano à frente do ASA. O profissional também passou por Sampaio Corrêa em 2023, e tem passagens importantes por Manaus, com o título do Amazonense, Botafogo-PB, onde foi campeão paraibano, XV de Piracicaba, equipe em que levou ao título do Paulista A2, entre outros do futebol brasileiro.
Evaisto Piza chega ao Luverdense junto do auxiliar Marco Antônio Ribeiro, que já atuou no Guarani e Grêmio.
Mixto
A diretoria alvinegra optou por dar continuidade ao trabalho de Ito Roque. Campeão da Copa FMF pelo Mixto, o técnico recolocou o clube na Série D após mais de uma década.
Nova Mutum
Quem comandará o Azulão é o técnico Mário Roberto, técnico com mais tempo à frente um clube entre os que vão disputar o Mato-grossense.
Mário está no Nova Mutum desde 2021, com passagem pelo time sub-20. O treinador conquistou o título da Copa FMF do ano passado e esteve no cargo durante o Mato-grossense e Copa do Brasil da atual temporada.
Operário VG
Depois de passar por Mixto e Cuiabá na função de gerente de futebol, Jadson Oliveira assinou com o Operário VG para ser o novo técnico da equipe.
O profissional já liderou Murici, Desportivo Aliança e Interporto como treinador, além de outras equipes como preparador físico e coordenador técnico.
Primavera
Bruno Teixeira conduziu o Gigante Roxo ao título da Segundona e segue na equipe. Após a conquista, liderou o Dom Bosco na disputa da Copa FMF e retorna ao Primavera.
União
A diretoria do Colorado acertou com o experiente Luciano Dias. Na atual temporada, o treinador trabalhou como auxiliar de Fernando Lázaro no Corinthians. Em seguida, passou pelo Metropolitano antes de assinar com o União.
Pelo futebol mato-grossense, Luciano passou por Operário VG e Cuiabá, onde conquistou o Estadual de 2014.
Com 53 anos, já esteve à frente de times como XV de Piracicaba, Guarani, Santo André e Botafogo-SP.