Inauguração de "estádio feminino" e recorde de brasileiras marcam início de temporada nos EUA
|
16/03/2024 - 09:16
Arte: Infoesporte
A temporada regular da National Women's Soccer League (NWSL), a liga feminina dos Estados Unidos, começa neste sábado com um jogo que já é histórico para a modalidade. Time das brasileiras Debinha, Bia Zaneratto e Lauren, o Kansas City Current receberá o Portland Thorns em seu novo estádio, o CPKC Stadium, apresentado como o primeiro equipamento esportivo construído exclusivamente para uma equipe feminina de futebol na NWSL.
A 12ª edição do campeonato feminino dos EUA contará com um número recorde de 13 brasileiras, todas presentes em convocações recentes da seleção brasileira - sete delas acabam de ser vice-campeãs da Copa Ouro da Concacaf e 12 foram à Copa do Mundo ano passado. Com jogadoras em sete equipes (metade da liga), o Brasil é o primeiro país fora da América do Norte com mais representantes na NWSL em 2024, e o terceiro no geral, atrás apenas do Canadá e, naturalmente, dos Estados Unidos.
Uma delas, a lateral-direita Bruninha, já entrou em campo nesta sexta-feira, no jogo que abriu a temporada feminina no país. Mas não teve o que comemorar: campeão da NWSL em 2023, o Gotham FC perdeu o título da NWSL Challenge Cup - a Supercopa dos EUA - para o San Diego Wave, dono da melhor campanha da fase classificatória ano passado. A veterana atacante Alex Morgan fez o gol da vitória por 1 a 0, aos 42 minutos do segundo tempo. Por causa da decisão, as duas equipe só vão estrear na liga americana na última semana de março (veja todo os jogos do fim de semana no fim da reportagem).
Veja todas as brasileiras em ação na NWSL 2024:
Orlando Pride - Marta, Rafaelle, Luana, Adriana e AngelinaKC Current - Debinha, Lauren e Bia ZanerattoRacing Louisville - Ary BorgesChicago Red Stars - Júlia BianchiHouston Dash - Andressa AlvesGotham FC - BruninhaNC Courage - Kerolin (recuperando-se de cirurgia de LCA, ela ainda não tem previsão de estrear na temporada)
Na abertura da temporada regular, neste sábado, o KC Current espera uma grande festa da torcida na inauguração do seu novo estádio, com capacidade para 11,5 mil pessoas. A promoção da partida tomou conta de Kansas City, com propagandas em outdoors, na linha de trem urbano que passa pelo estádio e até no aeroporto da cidade.
A construção do CPKC Stadium foi iniciada em outubro de 2022, com orçamento de 117 milhões de dólares (R$ 582 milhões). Embora seja o terceiro estádio com menor capacidade entre os 14 que serão utilizados na temporada da NWSL, o CPKC será usado apenas pelo Kansas City Current.
Até o ano passado, a equipe mandava seus jogos no Children's Mercy Park, estádio com capacidade para 18,4 mil torcedores também utilizado pelo Sporting Kansas City, da MLS. As outras equipes da NWSL também dividem os estádios com times masculinos operados pela mesma franquia ou mesmo equipes de outras modalidades esportivas.
Segundo a imprensa dos EUA, existiram dois estádios que foram exclusivos de times femininos de futebol por algum período no passado: o antigo KSU Stadium (hoje Fifth Third Stadium), usado inicialmente pelo Atlanta Beat em 2010 e 2011; e o antigo SAS Park (hoje WakeMed Soccer Park), casa do Carolina Courage no início do século XXI. Os dois estádios atualmente são compartilhados por equipes femininas e masculinas de diferentes modalidades esportivas.
Leia mais