BELEZA RESTAURADA: Salgadeira, o balneário popular mais charmoso de Mato Grosso é entregue à população, após ser salvo da degradação
|
29/06/2018 - 10:23
salgadeira30
O local, considerado um "point" popular, reunindo nos dias calorentos pessoas e famílias de todas as classes sociais, principalmente provenientes de Cuiabá, Várzea Grande e cidades vizinhas, estava praticamente abandonado, servindo para "acampamento" de drogados e abrigando cenas de vandalismo..
Quem passava pela rodovia Emanuel Pinheiro, ligando Cuiabá a Chapada dos Guimarães e que corta a área, quando se deparava com o cenário degradado do lugar, não tinha como não fazer um sinal de desaprovação diante do abandono a que estava relegado, em gestões passadas, o baleneáriO - outrora referência em lazer a custo baixo e acessível às camadas de baixa e média renda, sem acessos a clubes e outros locais mais caros, como o Lago de Manso e seus resorts e pousadas de luxo, por exemplo.
Agora, esse visual decadente mudou com os investimentos de mais de R$ 12 milhões que o Governo do Estado fez para restaurar, ampliar e construir diversas melhorias na Salgadeira, cuja entrega oficial para usofruto da população será neste sábado (30)).
Em parceria com as secretarias das Cidades, Meio Ambiente e Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec, a obra teve um investimento de R$ 12,6 milhões, e foi executada pela empresa Concremax Engenharia Ltda.
O complexo conta com um restaurante amplo, um minimuseu, uma loja de souvenir, um posto policial, um mini-auditório, área administrativa, playground, paisagismo e duas guaritas. Além disso, foi construída uma estação de tratamento de esgoto, 24 postes de oito metros de altura, com lâmpadas de LED movidas à energia solar e a implantação de 540 metros de trilhas.
O local também conta com mirantes, rampas e portas que permitem acesso de pessoas com deficiência. Além de estacionamento com 100 vagas para veículos, sendo cinco para ônibus, 84 para carros, além de 10 reservadas ao administrativo do complexo.
--