Quais são as chances de Gabriel Bortoleto na F1 em 2025?

Quais são as chances de Gabriel Bortoleto na F1 em 2025?
"Podemos ter sucesso na próxima temporada? Não, de jeito nenhum. E em alguns anos? De forma alguma, porque não teremos as pessoas, as instalações e as ferramentas necessárias". As palavras do diretor Mattia Binotto sobre a Sauber de Gabriel Bortoleto podem ser um balde de água fria nas expectativas sobre o brasileiro, que estreia na F1 no domingo (16). Mas, de fato, é preciso manter os pés no chão e entender que a equipe e o jovem piloto terão duras batalhas pela frente para tentar acompanhar o ritmo das fortes rivais. Binotto, na ocasião, pontuou que a Sauber não deve visar grandes resultados pelo menos nos próximos três anos, e vitórias, não antes da próxima década. A equipe, na qual ele passou a atuar ainda em meados do último ano, terminou 2024 na lanterna do Mundial de construtores com quatro pontos, embora com a perspectiva futura de melhora após o anúncio da parceria com a alemã Audi. As dificuldades no período não se limitaram apenas aos domingos de corrida; nas classificações, o time foi além do Q2 em 11 das 24 sessões. No Q3, só duas vezes: com o décimo e nono lugares de Valtteri Bottas nos GPs da China e Abu Dhabi, e ele abandonou ambas as provas. No Catar, Guanyu Zhou faturou os únicos quatro pontos do time de toda a temporada ao chegar em oitavo lugar. E se a visão de Binotto soa pessimista, dá para apostar que o cenário pode melhorar ao menos em 2026, quando a Sauber vira Audi e adentra uma nova era de motores e carros na F1. A boa notícia para os brasileiros é que a presença de Bortoleto no grid estará garantida, já que, sob o novo regulamento da categoria, seu contrato com o time é plurianual. Com isso, o Brasil deve seguir com um piloto no grid para além de 2025 - vale lembrar que a chegada de Gabriel à F1 marca o fim de um jejum de oito anos, que durava desde a saída de Felipe Massa da categoria, em 2017. Mas, afinal de contas, o que o público brasileiro pode esperar de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 já em 2025, antes dessas mudanças? Com um carro pouco veloz e a inexperiência do jovem na principal categoria do automobilismo, os comentaristas do ge acreditam que o principal objetivo do paulista é fazer um bom trabalho dentro das limitações da Sauber e, se possível, superar o veterano companheiro de equipe, o alemão Nico Hulkenberg. Veja as opiniões:   Luciano Burti   "O Bortoleto tem uma questão que pode ser um problema e ao mesmo tempo, é algo que pode ajudá-lo. Por quê? A Sauber foi a pior equipe do ano passado, teve dificuldade de marcar poucos pontos. Então esse é um problema teoricamente, tá? Eu não os vejo dando um grande passo para começar esse ano. Talvez seja ali sim a última ou a penúltima equipe do grid em termos de performance. Mas se isso é um problema, ao mesmo tempo, para um piloto novato como o Bortoleto, tira a pressão de não ter que mostrar resultado logo de cara. O que ele tem que mostrar é o seu desempenho em relação ao companheiro de equipe. O Nico Hulkenberg é muito experiente, é um piloto respeitado. Todo mundo sabe que ele é superveloz. Então, se o Bortoleto andar de igual para igual, eventualmente à frente do Hulkenberg, isso é um ponto superpositivo. Mesmo o carro não sendo competitivo, vai mostrar que ele já está preparado para a Fórmula 1.   Recentemente eu falei com ele, ele está com uma cabeça boa, está se sentindo bem fisicamente, que é uma baita questão para um piloto novato na Fórmula 1. Está tecnicamente já se entrosando com o engenheiro, o engenheiro novo que veio da McLaren. Está se entrosando com a equipe, está aprendendo a trabalhar com os pneus, que na Fórmula 1 é um pouco diferente do que ele tinha na Fórmula 2. Então sim, a cabeça está boa e deixa ele preparado."   Rafael Lopes   "Bom, as chances do Bortoleto nesse ano são basicamente de fazer um bom trabalho. A gente tem que lembrar que a Sauber foi a pior equipe do ano passado. Ela vai se tornar Audi no próximo ano, então dificilmente vai ter um grande investimento na temporada de 2025. É uma temporada de transição para se tornar Audi em 2026. O grande objetivo do Gabriel nessa temporada é tentar andar no mesmo ritmo do companheiro de equipe dele, o veterano Nico Hulkenberg. Claro, tentar superar o Nico Hulkenberg ali a partir da metade do ano, conseguir bons desempenhos, sempre andar ali próximo pelo menos do companheiro de equipe dele, que é um piloto reconhecidamente muito experiente e muito elogiado pelas equipes da Fórmula 1. Não dá para esperar vitória, não dá para esperar pódio, não dá para esperar sequer pontos.   A expectativa, portanto, não é de grandes resultados para a Sauber, mas se volta para o que Bortoleto vai conseguir fazer apesar da limitação técnica de seu equipamento. Nada descarta, porém, que a estrela do atual campeão da Fórmula 2 brilhe nesta abertura de campeonato, assim como seu compatriota Felipe Nasr, que pontuou ao chegar em quinto lugar com a mesma Sauber em um caótico GP da Austrália de 2015.   Evolução do carro é incógnita   O desempenho da equipe suíça nos testes de pré-temporada, realizados no fim de fevereiro no Circuito do Bahrein, também não foi animador; a equipe teve a terceira menor quilometragem das sessões (354 voltas), sofreu um problema hidráulico no C45 guiado por Bortoleto no último dia e seu ritmo de corrida ficou para trás em comparação com algumas outras rivais. A dirigibilidade apresentada nas câmeras de bordo também preocupou.