Quais são as chances de Gabriel Bortoleto na F1 em 2025?
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12/03/2025 - 05:08
"Podemos ter sucesso na próxima temporada? Não, de jeito nenhum. E em alguns anos? De forma alguma, porque não teremos as pessoas, as instalações e as ferramentas necessárias". As palavras do diretor Mattia Binotto sobre a Sauber de Gabriel Bortoleto podem ser um balde de água fria nas expectativas sobre o brasileiro, que estreia na F1 no domingo (16). Mas, de fato, é preciso manter os pés no chão e entender que a equipe e o jovem piloto terão duras batalhas pela frente para tentar acompanhar o ritmo das fortes rivais.
Binotto, na ocasião, pontuou que a Sauber não deve visar grandes resultados pelo menos nos próximos três anos, e vitórias, não antes da próxima década. A equipe, na qual ele passou a atuar ainda em meados do último ano, terminou 2024 na lanterna do Mundial de construtores com quatro pontos, embora com a perspectiva futura de melhora após o anúncio da parceria com a alemã Audi.
As dificuldades no período não se limitaram apenas aos domingos de corrida; nas classificações, o time foi além do Q2 em 11 das 24 sessões. No Q3, só duas vezes: com o décimo e nono lugares de Valtteri Bottas nos GPs da China e Abu Dhabi, e ele abandonou ambas as provas. No Catar, Guanyu Zhou faturou os únicos quatro pontos do time de toda a temporada ao chegar em oitavo lugar.
E se a visão de Binotto soa pessimista, dá para apostar que o cenário pode melhorar ao menos em 2026, quando a Sauber vira Audi e adentra uma nova era de motores e carros na F1. A boa notícia para os brasileiros é que a presença de Bortoleto no grid estará garantida, já que, sob o novo regulamento da categoria, seu contrato com o time é plurianual. Com isso, o Brasil deve seguir com um piloto no grid para além de 2025 - vale lembrar que a chegada de Gabriel à F1 marca o fim de um jejum de oito anos, que durava desde a saída de Felipe Massa da categoria, em 2017.
Mas, afinal de contas, o que o público brasileiro pode esperar de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 já em 2025, antes dessas mudanças? Com um carro pouco veloz e a inexperiência do jovem na principal categoria do automobilismo, os comentaristas do ge acreditam que o principal objetivo do paulista é fazer um bom trabalho dentro das limitações da Sauber e, se possível, superar o veterano companheiro de equipe, o alemão Nico Hulkenberg. Veja as opiniões:
Luciano Burti
"O Bortoleto tem uma questão que pode ser um problema e ao mesmo tempo, é algo que pode ajudá-lo. Por quê? A Sauber foi a pior equipe do ano passado, teve dificuldade de marcar poucos pontos. Então esse é um problema teoricamente, tá? Eu não os vejo dando um grande passo para começar esse ano. Talvez seja ali sim a última ou a penúltima equipe do grid em termos de performance. Mas se isso é um problema, ao mesmo tempo, para um piloto novato como o Bortoleto, tira a pressão de não ter que mostrar resultado logo de cara. O que ele tem que mostrar é o seu desempenho em relação ao companheiro de equipe. O Nico Hulkenberg é muito experiente, é um piloto respeitado. Todo mundo sabe que ele é superveloz. Então, se o Bortoleto andar de igual para igual, eventualmente à frente do Hulkenberg, isso é um ponto superpositivo. Mesmo o carro não sendo competitivo, vai mostrar que ele já está preparado para a Fórmula 1.
Recentemente eu falei com ele, ele está com uma cabeça boa, está se sentindo bem fisicamente, que é uma baita questão para um piloto novato na Fórmula 1. Está tecnicamente já se entrosando com o engenheiro, o engenheiro novo que veio da McLaren. Está se entrosando com a equipe, está aprendendo a trabalhar com os pneus, que na Fórmula 1 é um pouco diferente do que ele tinha na Fórmula 2. Então sim, a cabeça está boa e deixa ele preparado."
Rafael Lopes
"Bom, as chances do Bortoleto nesse ano são basicamente de fazer um bom trabalho. A gente tem que lembrar que a Sauber foi a pior equipe do ano passado. Ela vai se tornar Audi no próximo ano, então dificilmente vai ter um grande investimento na temporada de 2025. É uma temporada de transição para se tornar Audi em 2026. O grande objetivo do Gabriel nessa temporada é tentar andar no mesmo ritmo do companheiro de equipe dele, o veterano Nico Hulkenberg. Claro, tentar superar o Nico Hulkenberg ali a partir da metade do ano, conseguir bons desempenhos, sempre andar ali próximo pelo menos do companheiro de equipe dele, que é um piloto reconhecidamente muito experiente e muito elogiado pelas equipes da Fórmula 1. Não dá para esperar vitória, não dá para esperar pódio, não dá para esperar sequer pontos.
A expectativa, portanto, não é de grandes resultados para a Sauber, mas se volta para o que Bortoleto vai conseguir fazer apesar da limitação técnica de seu equipamento. Nada descarta, porém, que a estrela do atual campeão da Fórmula 2 brilhe nesta abertura de campeonato, assim como seu compatriota Felipe Nasr, que pontuou ao chegar em quinto lugar com a mesma Sauber em um caótico GP da Austrália de 2015.
Evolução do carro é incógnita
O desempenho da equipe suíça nos testes de pré-temporada, realizados no fim de fevereiro no Circuito do Bahrein, também não foi animador; a equipe teve a terceira menor quilometragem das sessões (354 voltas), sofreu um problema hidráulico no C45 guiado por Bortoleto no último dia e seu ritmo de corrida ficou para trás em comparação com algumas outras rivais. A dirigibilidade apresentada nas câmeras de bordo também preocupou.