Morre o Papa Francisco. O anúncio foi dado, com pesar, poucos instantes atrás diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras:
"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.
Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."
Ontem, domingo, o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.
Seguimos com mais informações ao longo do dia.
Nota de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco
A Arquidiocese de Cuiabá, em comunhão com toda a Igreja no mundo, manifesta profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, o 266º sucessor de São Pedro.
Homem de fé inabalável, pastor próximo do povo e incansável promotor da paz, do diálogo e da misericórdia, o Papa Francisco marcou a história da Igreja com seu testemunho de simplicidade evangélica, cuidado com os pobres, zelo pela Casa Comum e firme chamado à sinodalidade. Seu pontificado foi uma luz para os tempos de incerteza, guiando o povo de Deus com palavras e gestos inspirados no Evangelho.
Neste momento de luto e oração, unimo-nos ao Colégio dos Cardeais, ao clero, aos religiosos, às religiosas e a todos os fiéis do mundo inteiro, agradecendo a Deus pela vida e missão do Santo Padre Francisco. Rogamos ao Senhor que o acolha na plenitude de Sua paz e misericórdia, e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja, confiamos o descanso eterno daquele que nos ensinou a caminhar como irmãos.
Dom Mário Antonio da SilvaArcebispo Metropolitano de Cuiabá
Arquidiocese de Cuiabá"Que eles sejam um em Nós" (Jo 17,21)