Atlética da UFMT é destaque em competição nacional
|
02/06/2025 - 05:00
Na primeira participação do JUBS, Tormenta conquista 15 troféus
AAtlética Tormenta, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou pela primeira vez dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) destinado às atléticas. E o resultado não poderia ter sido melhor: 15 troféus na bagagem e o título de campeã geral do campeonato.
A delegação da Tormenta para o evento, que reuniu milhares de estudantes em Goiânia entre 21 e 25 de maio, foi composta por 73 atletas. Além do campeonato geral, a equipe que representou a UFMT trouxe o primeiro lugar na classificação geral de natação masculino; beach tênis masculino e feminino; cabo de guerra; cheerleading; tênis de mesa feminino; poker; o segundo lugar no basquete masculino, que permitiu que a equipe participe do JUBS deste ano, que acontecerá entre cinco e 19 de outubro em Natal (RN); classificação geral de natação feminino; beach tênis misto; tênis de mesa em duplas misto; e o terceiro lugar na sinuca masculino, feminino e misto; e no futevôlei masculino.
Presidente da Tormenta, Ana Clara Fortes, conta que a atlética vem tendo bons resultados em competições em Cuiabá, mas não havia saído do estado para competir. “Não sabíamos o nível esportivo que estaria nos esperando. Tivemos a nossa Copa Tormenta um mês antes como uma forma de preparo mas mesmo assim não foi o ideal porque o time que jogou na copa não era o mesmo que viajou com a gente para o JUBS. Muitas modalidades foram desfalcadas e juntando ao fato de ser nossa primeira vez nos jogos, não esperávamos que voltaríamos para Cuiabá com o título de campeã geral”, explica.
“Fomos até Goiânia com o objetivo de jogar o nosso melhor, poderíamos não ter chances, mas nós íamos lutar, dar o nosso máximo dentro de quadra. Esse era o clima quando fomos para Goiás. Os nossos atletas batalharam por esse título dentro e fora de quadra, dando um significado muito mais importante e significativo para todos nós que vivemos esse JUBS”, completa.
Um dos destaques da Tormenta no JUBS foi Marcos Sérgio de França. Com apenas 18 anos e em sua primeira participação nos JUBS, faturou seis medalhas de ouro – nos 50 metros borboleta; 100 metros livre; 200 metros medley; revezamento 4x100 medley; e 4x100 livre – e uma de prata nos 100 metros borboleta.
O estudante conta que pratica o esporte desde os oito anos. “Aprendi a nadar em Sorriso e passei seis anos lá, depois vim para Cuiabá”, relata, acrescentando que sua rotina de treino vai de segunda a sábado, sendo que de segunda, quarta e sexta-feira, nada em dois períodos e na terça e quinta-feira faz musculação no período da tarde.
“Tenho um grande sonho de conseguir uma vaga na seleção brasileira e poder representar o Brasil em alguma competição. E, se Deus permitir e quiser, com muito trabalho e garra eu chego lá”, afirma.
Ana Clara Fortes destaca que o apoio da UFMT foi um dos fatores que possibilitou a delegação chegar a Goiânia. “Sem o transporte ofertado pela instituição, infelizmente não conseguiríamos ir para o JUBS e teríamos que cancelar nossa participação, assim deixando Mato Grosso sem nenhum representante na competição. É essa a dimensão da importância do apoio da UFMT”, finaliza.