Uma chácara em Campo Grande, MS foi palco do encontro familiar que une as famílias Couto, Bem e Cruz. Vieram de Recife, Fortaleza, Cuiabá, Petrolina e Rondônia mostrando que a distância não diminui o afeto que os laços de sangue criaram e as amizades construídas ao longo do tempo.
Nessa reunião festiva a família ainda comemorou os 80 anos do seu José da Cruz o seu “Dedé”.
Entre os membros dessa família gigante está o deputado estadual Wilson Santos, que foi de Cuiabá para esse evento.
“Nossa família tem origem no interior do Ceará, na região do Cariri. A nossa família é a cara do Brasil, nasceu no interior do Ceará e hoje está em todos os 26 estados e Distritos Federal. Espalhou, esse tronco deu vários galhos, nós somos dezenas de milhares nesse país de fora, é uma família tipicamente brasileira e com muita luta, suor, trabalho, honestidade ajudou a fazer esse país, ajudou a construir esses estados, cidades, esse país em todas as áreas da atividade humana e nós vamos continuar fazendo no ano que vem, vai ser em Pernambuco, o Ceará. Ficou definido agora no final do mês, estamos girando o Brasil, não tem nada mais. Mais gostoso, conhecer primos, tios, tias, contar histórias, curtir, é uma delícia. O resto é como disse meu tio, o resto na vida é ilusão, o resto é ilusão, que vale isso”, explica Wilson.
Também faz parte desta família, Osvaldo Roberto Sobrinho, ex-governador de Mato Grosso. “Eu tinha a obrigação moral de estar aqui. Essa é a parte da família da minha mãe. É uma alegria encontrar gente que é sua parente e você nunca viu na vida. São pessoas que saíram de suas terras natais e venceram pela luta. O Dedé, o aniversariante, é uma dessas figuras que não saem do coração da gente. Ele é o cara. Ninguém junta tanta gente assim à toa”, disse Osvaldo Sobrinho.
Teve também Joseneide Maria de Lorena Alves Vaz, 59, comerciante e advogada, .“Tivemos que pegar ponte aérea, fazer conexão em São Paulo... Mas vale a pena”, confirma ela.
Rosa Maria Cavalcante, 59, veio de Recife. “Cada encontro tem seu gosto, mas esse… esse foi especial”, comenta.
José Carlos da Cruz, veio de Fortaleza.“Cada lugar tem seu estilo. A gente muda os passos, mas não perde o compasso. E essa festa aqui é o melhor do mundo. Só primo, só alegria.”, afirma.
Beto Pereira, empresário e amigo de Dedé há 41 anos, também não escondeu a admiração: “Ele já tinha supermercado quando cheguei aqui. É companheiro de associação, amigo de caminhada. A dor do comerciante é a mesma, e é bom demais se encontrar assim, celebrar juntos”.
A FESTA
A festão foi neste sábado (02) na Chácara Bonança do bairro Jardim Leblon. Mais de 500 pessoas chegaram em voos, carros, ônibus e histórias. Teve muita costela, carneiro assado, música boa, chope gelado, abraços apertados e muito papo para se colocar em dia.
O ANIVERSIARIANTE
Seu Dedé nasceu no Ceará, chegou a Mato Grosso do Sul com 14 anos em 1960. Como tantos nordestinos, desbravou o Centro-Oeste com trabalho, suor e uma fé irredutível na vida que se constrói ao lado dos outros. “Com saúde, com trabalho, você consegue chegar lá. Se eu tivesse me acomodado, hoje eu não estava aqui com vocês”, disse ele, com o rosto marcado pelo tempo e pelos sorrisos que não disfarçam sua emoção.
Na contramão dos aniversários convencionais, seu Dedé não pediu presentes. No lugar de pacotes e laços, havia uma caixinha para doações voluntárias, em dinheiro ou via Pix, destinadas à construção da Paróquia Sagrado Coração de Jesus ou ao Asilo São João Bosco. Um gesto de generosidade, coerente com a história de quem vê no trabalho e na fé o propósito da vida.
ÁRVORE GENEALÓGICA
Esse encontro anual que em 2024 foi em Cuiabá, reúne as famílias Couto, Bem e Cruz.
( COM CAMPO GRANDE NEWS)
Copyright © Todos os direitos reservados