Moradores de Itaúba denunciam morte de peixes após rebaixamento de nível de água na Usina Hidrelétrica Colíder

Moradores de Itaúba denunciam morte de peixes após rebaixamento de nível de água na Usina Hidrelétrica Colíder REPRODUÇÃO

Na última quinta-feira(14) a Eletrobrás fez um procedimento de segurança na Usina Hidrelétrica Colíder, no norte do estado com autorização da SEMA.

Porém, o rebaixamento do nível do reservatório da usina,  provocou a baixa do nível da água que vai para o município de Itaúba. Os moradores então denunciaram que houve morte de peixes e essa baixa está provocando dificuldades na navegação pelo Rio Teles Pires, inclusive  embarcações ficaram encalhadas em um trecho do rio.

O procedimento teria sido feito  após a elevação da classificação de segurança da usina de “atenção” para “alerta”, quando 5 dos 70 drenos que compõem o sistema da usina apresentarem danos. Os drenos são as estruturas responsáveis por controlar a pressão da água dentro do sistema da barragem.

Por isso houve a necessidade de reduzir o nível do reservatório como forma de garantir a segurança da estrutura e permitir uma avaliação mais precisa da situação.


Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que 5 equipes foram mobilizadas pela empresa para resgatar os peixes da área afetada. (com G1MT)