Força tarefa extingue incêndio em Chapada dos Guimarães

Força tarefa extingue incêndio em Chapada dos Guimarães CBM MT

Um incêndio que atingia uma Área de Proteção Ambiental (APA) na Chapada dos Guimarães foi extinto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT)  neste sábado (6.9).

A operação mobilizou uma ampla estrutura com recursos aéreos e terrestres, garantindo uma resposta rápida no combate às chamas.

A ação contou com o emprego de duas aeronaves, um helicóptero, duas motocicletas de trilha para facilitar a locomoção, além das equipes. Também houve o apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tudo sob a coordenação do CBMMT.

Os focos de incêndio foram detectados na quinta-feira (4.9) por meio do monitoramento via satélite realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), com sede em Cuiabá. O terreno de difícil acesso, somado ao período de estiagem com calor intenso e ventos fortes, aumentava significativamente o risco de propagação rápida das chamas.

Diante do risco iminente, o comandante do BEA, tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, explicou que uma força-tarefa foi mobilizada ainda no mesmo dia para controlar o incêndio e evitar que o fogo atingisse o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, unidade de conservação federal vizinha. A APA atingida funciona como zona de amortecimento do parque e está sob gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

 

“Mobilizamos equipes, aeronaves e toda a nossa estrutura para conter o fogo o mais rápido possível. Sabemos da importância dessa área para a proteção do parque, por isso nosso foco foi impedir que as chamas avançassem”, explicou o comandante.

Durante a operação, foram lançados pelas aeronaves cerca de 24 mil litros de água, fundamentais para controlar o fogo em áreas de difícil acesso. As motocicletas garantiram maior agilidade no deslocamento das equipes em terrenos acidentados e de morraria, reforçando o combate às chamas. Já os bombeiros militares atuaram ininterruptamente até a extinção total do incêndio florestal.

“Na sexta-feira, nós já conseguimos controlar o incêndio. Neste sábado, realizamos um sobrevoo para verificar a presença de eventuais focos ativos e não identificamos mais nenhum. Continuaremos a monitorar a área constantemente buscando proteger assim a integridade ambiental da APA”, concluiu o comandante do BEA, tenente coronel Marcondes.

(COM CBMMT)