Franchising cresce 14,2% no 2º trimestre e lavanderias self-service aquecem expansão

Franchising cresce 14,2% no 2º trimestre e lavanderias self-service aquecem expansão ASSESSORIA

O franchising brasileiro manteve sua trajetória de alta no segundo trimestre, alcançando R$69,9 bilhões em faturamento, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O aumento de 14,2% em relação ao mesmo período no ano anterior teve como destaque o setor de Limpeza e Conservação, que registrou crescimento de 15,4%. Segundo os dados, esse desempenho foi impulsionado especialmente pela popularização das lavanderias self-service, que vêm conquistando consumidores pela praticidade, preços mais acessíveis e modelo de negócio escalável. A Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, acompanha esse cenário positivo. A marca inaugura uma unidade a cada 30 horas, já soma mais de 600 operações em funcionamento e ultrapassa a marca de mil unidades comercializadas

Alguns fatores como a retomada da rotina presencial e a busca por serviços que economizem tempo aumentaram a demanda por soluções rápidas e eficientes. Para o CEO e fundador da Lavô, Angelo Max Donaton, o momento é de consolidação. “Apostamos em inovação, práticas sustentáveis e no modelo de gestão remota, que dispensa a necessidade de equipe fixa, como estratégia de expansão. Esses diferenciais nos permitem transformar os desafios do setor em oportunidades reais de crescimento”, destaca o executivo.

Com modelos de negócios para salas comerciais e condomínios, a marca consolidou-se como uma franquia de alta rentabilidade, com investimento inicial a partir de R$ R$149 mil em condomínios residenciais e R$230 mil no modelo de loja. Operando no formato self-service, o negócio atrai empreendedores que buscam uma operação autogerenciável e de baixo custo fixo. Sua flexibilidade de instalação permite presença em diferentes pontos, como condomínios, vias públicas e até postos de gasolina.

 

Sobre a Lavô

A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.