Vários cursos serão ofertados para ampliar o conhecimento de todos que atuam na região, sejam produtores, sejam trabalhadores rurais. Todas os temas serão voltados para atender às necessidades locais
A Associação dos Produtores Rurais da Serra de São Vicente acaba de firmar parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). A sinergia de ações vai possibilitar a oferta de uma série de cursos para o beneficiamento das atividades de toda a região, ampliando conhecimentos, tantos dos produtores, quanto dos trabalhadores.
O presidente da Associação, André Zaneti, lembra que devido ao sucesso de um primeiro curso ministrado pela equipe do Senar-MT, ‘Alimentação para bovino no período da seca’ ficou latente a demanda reprimida da região. “Mas com a parceria firmada, poderemos atender de forma mais assertiva nossas necessidades, e o melhor de tudo, ter continuidade, estabelecer um calendário de ações. Com um cronograma, todos se programam e a participação é maciça. Inclusive esse mesmo curso de Alimentação para bovinos no período da seca pode ser ampliado”.
O presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio de Leverger – e responsável pelo Senar na região - Antônio Carlos Carvalho de Sousa, destaca que a missão do Senar-MT é chegar ao maior número possível de propriedades, impactando produtores e trabalhadores apresentando novas tecnologias, novas formas de manejos e otimização de recursos. “Estamos iniciando essa parceria e estamos à disposição para ampliá-la. Há, por exemplo, uma grande necessidade do curso de combate aos incêndios, pois pelo fato de estarem na serra, estão vulneráveis ao que ocorre às margens da rodovia. Agora vamos expandir. Estamos aqui para capacitar”.
Na opinião do presidente da Associação, a promoção desses cursos em parceria com o Senar-MT será uma grande oportunidade, não só aos produtores da região, mas também, a todos aqueles que tiverem interesse no desenvolvimento das capacidades individuais. “O Senar-MT tem ‘know how’ e vai contribuir sim, para otimização do dia a dia nas propriedades compartilhando experiências exitosas com cada um de nós. Todos têm a ganhar”.
Produtor antigo da região, Júlio Müller, destaca que seu bisavô - de mesmo nome – já era um visionário para sua época, pois sempre buscou o desenvolvimento daquela localidade. “Hoje, ao trazermos o Senar-MT para dentro das propriedades da Serra de São Vicente, estamos compartilhando conhecimento e dando oportunidades. Fazendo o mesmo que meu bisavô fazia junto a sua geração”.
Júlio lembra que foi o seu bisavô quem implantou o maior Instituto Técnico Agrícola do país, conhecido como antiga Escola Técnica de São Vicente – hoje Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus São Vicente. “Desde a década de 1940 tinha a missão de promover o desenvolvimento e a profissionalização no estado do Mato Grosso, focando na área agropecuária. E segue até hoje como a maior do país”.
“É uma grande satisfação pessoal ver essa articulação da Associação junto ao Senar-MT para oportunizar o conhecimento a todos os interessados, pois isso dará continuidade aos trabalhos realizados pelos meus familiares. A minha bisavó Maria Müller, esposa de Júlio Müller, alfabetizou com grandiosa dedicação crianças e adultos da Serra de São Vicente. Já o meu pai, o Sr. Fred Müller, um entusiasta do processo educacional, seguiu essa mesma linha de atuação, ajudando sempre que solicitado, na exata medida da necessidade apresentada. Temos essa ligação com a educação, com o conhecimento e, principalmente, com a oferta de oportunidades”, pontuou.
Copyright © Todos os direitos reservados