Wilson Santos propõe audiência pública para tratar dos impactos causados pela Usina Hidrelétrica Colíder

Wilson Santos propõe audiência pública para tratar dos impactos causados pela Usina Hidrelétrica Colíder SAMANTHA DOS ANJOS

Na sessão realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou requerimento para a realização de audiência pública, no dia 18 de setembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Colíder, para tratar sobre os impactos ambientais e socioeconômicos (principalmente na pesca e no turismo) da Usina Hidrelétrica Colíder (UHE), com o rebaixamento do nível da água do reservatório para garantir a segurança do empreendimento.

“Já é do nosso conhecimento os prejuízos ambientais, como a mortandade de peixes com o rebaixamento do rio, interferência na navegação de ribeirinhos e a realização de dois importantes festivais nas margens do Teles Pires: o Fest Praia, em Paranaíta, e o Viva Floresta, em Alta Floresta, ambos eventos turísticos que movimentam a economia regional. Essa audiência é para debatermos e obtermos os devidos esclarecimentos sobre as medidas adotadas e os planos emergenciais de compensação aos municípios afetados”, explica o parlamentar.

A Eletrobras, responsável pelo empreendimento, entrou em estado de alerta no dia 14 de agosto, após identificar problemas em quatro dos 70 drenos do sistema, o que elevou a vazão hídrica acima do normal. Apesar de não haver risco de rompimento da barragem, a empresa optou por reduzir o nível do reservatório em até 17 metros, como medida de precaução, durante um período de aproximadamente 30 dias.

A UHE Colíder abrange os municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Cláudia e Itaúba, no norte de Mato Grosso, com potência de geração de 300 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer 850 mil habitantes.