Setor de serviços cresce, mas comércio se retrai aponta pesquisa da Fecomércio

Setor de serviços cresce, mas comércio se retrai aponta pesquisa da Fecomércio FECOMÉRCIO MT

Apesar do setor de serviços ter tido uma alta em julho de 2025, o setor do comércio teve uma retraída, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) da Fecomércio MT.

Os dados mostraram um crescimento em julho para o setor, de 0,6% na receita e de 0,3% no volume de serviços em comparação ao mês anterior. Já a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), também divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou retração no mesmo período, tanto no volume de vendas (-0,9%) quanto na receita nominal (-0,2%).

No comparativo anual, ambas as pesquisas registraram alta nas atividades. Os serviços apresentaram aumento de 7% na receita e de 6,2% no volume. No comércio, a receita atual está 9,5% maior e o volume de vendas 4,9% acima de julho do ano passado.

Sobre os resultados, o presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou o cenário econômico no estado. “As variações anuais positivas demonstram como as atividades do comércio e dos serviços em Mato Grosso estão fortalecidas, aquecendo a economia estadual e promovendo a geração de empregos e investimentos no longo prazo”.

Apesar da retração mensal no comércio, os dados do varejo ampliado – que incluem vendas de veículos, peças, material de construção e outros segmentos – mostraram resultados positivos em julho. Houve crescimento de 8,1% na receita e de 7,1% no volume de vendas, enquanto na comparação anual as altas foram de 11,9% e 9,7%, respectivamente.

Em relação às atividades turísticas, a PMS no estado apontou aumento de 1,0% na receita, mas queda de 0,7% no volume em julho. Já frente ao mesmo mês de 2024, a receita apresentou avanço de 8,4% e o volume, de 3,3%.

Mesmo com os resultados positivos no ano, Wenceslau Júnior concluiu que “as políticas monetárias, em especial a manutenção da taxa de juros em patamar elevado, tendem a provocar retração nesses indicadores nos próximos períodos”. Segundo análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), os indicadores atuais ajudam a compreender o cenário econômico do estado e podem subsidiar o planejamento dos empresários do comércio e dos serviços.
(com FECOMÉRCIO MT)