Estudo da ApexBrasil mostra que Mato Grosso pode diversificar mercados e atrair novos investimentos

Estudo da ApexBrasil mostra que Mato Grosso pode diversificar mercados e atrair novos investimentos ASSESSORIA

Mato Grosso exportou US$ 27,6 bilhões em 2024  e ainda pode ampliar sua pauta exportadora e atrair novos investimentos, conforme a ApexBrasil apresentou no Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), realizado nesta sexta-feira (03.10), no Centro de Eventos do Pantanal, na capital. 

A representante regional Centro-Oeste da ApexBrasil, Cíntia Faleiro, explicou que a economia mato-grossense segue concentrada nos produtos soja, milho, farelo de soja e algodão. Esses itens responderam por 83% das vendas externas no último ano. Segundo ela, a Agência identificou caminhos para ampliar a presença do estado no comércio internacional a partir de três frentes: setores tradicionais, produtos a desenvolver e setores potenciais.

Entre os setores tradicionais com margem de crescimento estão carne bovina refrigerada ou congelada, madeira parcialmente trabalhada, outras carnes e miudezas comestíveis, matérias brutas de origem animal e óleos vegetais. No grupo de produtos a desenvolver estão o sebo bovino, os óleos e gorduras de origem animal e os minérios de chumbo, todos com espaço para expansão no mercado externo.

As oportunidades potenciais foram mapeadas, considerando a estrutura produtiva e o impacto na geração de empregos. Nesse grupo, aparecem a fabricação de produtos químicos inorgânicos, óleos e gorduras vegetais e animais, produtos amiláceos para alimentação animal e derivados de madeira.

O estudo também analisou a distribuição geográfica das exportações. "Em 2024, por exemplo, metade das vendas externas de Mato Grosso teve como destino a Ásia, com a China como principal parceira", enfatizou Cíntia.

Ela ressaltou que para a ApexBrasil, o estado pode ampliar presença em países da América do Sul, como Paraguai, Argentina e Colômbia, e explorar novos nichos na Europa e na América do Norte. “Cinquenta por cento das exportações de Mato Grosso são destinadas à Ásia, mas há espaço para ampliar relações comerciais em outros continentes”, afirmou a representante regional.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, destacou a relevância do estudo para orientar o setor empresarial. “A análise da ApexBrasil mostra oportunidades concretas para diversificar a pauta exportadora de Mato Grosso. A Facmat trabalha para que as associações comerciais e os empresários do estado tenham acesso a essas informações e consigam se posicionar melhor no mercado internacional”, disse.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Sávio Zaniolo, relatou a experiência do município. “Sorriso foi escolhida como uma das 12 unidades da ApexBrasil. A região já iniciou exportações de óleos essenciais, mostrando que não é só para grandes empresas. O Sebrae tem facilitado a documentação, precificação e despacho aduaneiro, o que torna o processo acessível também ao micro e pequeno empresário”, explicou.

Entre as tendências estratégicas apresentadas pela ApexBrasil estão o fortalecimento das relações comerciais com países vizinhos da América do Sul, a consolidação da cadeia de fertilizantes, essencial para o agronegócio, e a expansão da indústria de madeira.

O estudo completo da ApexBrasil sobre Mato Grosso está disponível em: https://sl1nk.com/7a7Tm  (COM ASSESSORIA)