Cabaré de Lurdinha: Livro retrata cotidiano de bordel de Cuiabá no século XX

Cabaré de Lurdinha: Livro retrata cotidiano de bordel de Cuiabá no século XX ASSESSORIA

Com o formato de peça teatral, o livro do historiador Israel de Faria Figueiredo retrata em seu livro “Cabaré de Lurdinha”, o cotidiano de um bordel de Cuiabá que existiu no século XX, meados da década de 1960.

Naquela época, as mulheres casadas eram apenas para procriar e contentar o marido. Mas era no bordel que ele vivia os prazeres do sexo com as prostituas.

Bordel que era frequentando por políticos que na época usavam o local para discutir a disputa do poder local.

As “moças” que sonhavam em arrumar um cliente fixo que as bancasse. Traz as lembranças da personagem Lurdinha que era a proprietária e outras prostitutas que depois de anos retornam à Cuiabá.

Em outro momento relata os músicos preocupados com questões salariais da época.

A trama toda da peça teatral enfatiza mais o lado histórico com questões ficcionais sem abordar conflitos, disputas e violência.

Enfim, o autor traz um cenário histórico narrado em um roteiro ficcional.

O livro será lançado no dia 30 de outubro de 2025.

AUTOR

Israel de Faria Figueiredo é formado em História pela UFMT em Relações Internacionais pela UnB. É autor de trabalhos de ordem histórica como “Origem da Capitania de Mato Grosso”, o romance “O Conde e a Freira”, romance histórico “Contos de Reis e Rainhas” referente ao séculos XVIII ao XXI, peça teatral “O governador e a nossa gente” sobre o governador Antônio Rolim de Moura, premiado pela Secretaria de Cultura de MT e a pela teatral “Clube do Caju doce”.

 

SERVIÇO

O QUE: LANÇAMENTO DO LIVRO “CABARÉ DE LURDINHA”

QUANDO: DIA 30 DE OUTUBRO ÀS 19 HORAS

ONDE: SESC ARSENAL

ENDEREÇO: Rua 13 de Junho, 1435 - Centro Sul, Cuiabá - MT, 78020-000