Brasileirão: Vitória embola briga contra rebaixamento e põe times grandes em alerta; veja situação

Brasileirão: Vitória embola briga contra rebaixamento e põe times grandes em alerta; veja situação Divulgação/Victor Ferreira/Esporte Clube Vito?ria

O Vitória venceu o Santos por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (20), na Vila Belmiro, e acirrou a disputa contra o rebaixamento no Brasileirão. O gol foi marcado por Matheuzinho, de pênalti, e garantiu o primeiro triunfo do Leão como visitante nesta edição da Série A.

Mesmo ainda na 17ª posição, o time baiano chega aos 31 pontos e iguala a pontuação do Santos, 16º colocado, que leva vantagem por ter uma vitória a mais e um jogo a menos.

O resultado também encerra uma série de tabus do Rubro-Negro, que nunca havia vencido o Peixe fora de casa – foram 21 jogos de jejum – e, até então, não havia acumulado duas vitórias seguidas nesta edição do campeonato.

Ânimo renovado
A vitória foi a terceira do time nos últimos quatro jogos e consolidou a boa fase sob o comando de Jair Ventura. O técnico, que tem três triunfos em cinco partidas, agora é o treinador com mais vitórias do clube nesta Série A.


“Fico feliz por esse grupo ter feito história. Foi a primeira vitória do Vitória na Vila Belmiro. A gente quebrou tabus e venceu um adversário direto fora de casa”, comemorou Ventura após o jogo.

O treinador precisou lidar com seis desfalques – quatro suspensos (Camutanga, Dudu, Erick e Renato Kayzer) e dois lesionados (Claudinho e Rúben Ismael). Além disso, Edu sentiu incômodo no aquecimento, Neris teve virose e Baralhas atuou no limite físico.


“Vale exaltar a força do elenco. Todo mundo se doou. Foi uma vitória de superação”, elogiou o técnico. O próximo desafio do Vitória será contra o Corinthians, no sábado (25), no Barradão, às 16h (de Brasília). O Timão ocupa a 11ª colocação, com 36 pontos.

Tabela na parte de baixo
15º - Atlético-MG: 33 pontos (28 jogos, 8 vitórias)
16º - Santos: 31 pontos (28 jogos, 8 vitórias)
17º - Vitória: 31 pontos (29 jogos, 7 vitórias)
18º - Juventude: 26 pontos (29 jogos, 7 vitórias)
19º - Fortaleza: 24 pontos (28 jogos, 6 vitórias)
20º - Sport: 17 pontos (28 jogos, 2 vitórias)
Pressão aumenta no Santos
A derrota em casa colocou o Santos novamente sob pressão. O time, comandado por Juan Pablo Vojvoda, viu a zona de rebaixamento se aproximar e agora enfrenta uma sequência difícil antes da possível volta de Neymar, esperada para meados de novembro.

Até lá, o Peixe terá confrontos contra times da parte de cima da tabela e um duelo direto contra o Z-4, o que deve atrapalhar a vida dos paulistas, que já vinham tendo dificuldade para se distanciar da parte de baixo da tabela.

Próximos jogos do Santos
26/10: Botafogo x Santos – 30ª rodada
1/11: Santos x Fortaleza – 31ª rodada
6/11: Palmeiras x Santos – 32ª rodada
9/11: Flamengo x Santos – 33ª rodada
15/11: Santos x Palmeiras – jogo adiado da 13ª rodada
O primeiro desafio será contra o Botafogo, no domingo (26), no Nilton Santos. Depois, o time volta à Vila Belmiro para encarar o Fortaleza, penúltimo colocado. Os duelos seguintes serão contra Palmeiras e Flamengo – dois postulantes ao título.