Abílio apresenta projeto de transporte urbano sem trilhos, movido a energia limpa para os chineses

Abílio apresenta projeto de transporte urbano sem trilhos, movido a energia limpa para os chineses

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), cumpre agenda oficial nesta segunda-feira (3) em Beijing, na China, onde deve apresentar o projeto do ART (Autonomous Rail Transit), sistema de transporte urbano sem trilhos e movido a energia limpa ao presidente da China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), Sun Yongcai. A CRRC é uma das maiores fabricantes de trens e soluções de mobilidade do mundo. O encontro está previsto para o período da tarde e deve incluir a apresentação de propostas voltadas ao transporte urbano elétrico e à gestão integrada de mobilidade.

Após as agendas nos Emirados Árabes, o prefeito visita Beijing, na China, para uma série de reuniões oficiais com foco na busca de soluções de mobilidade sustentável e atração de investimentos tecnológicos para a capital.

Segundo Abilio, essa agenda é estratégica para o futuro da capital. “Estamos mostrando o potencial de Cuiabá e buscando conexões com os chineses em projetos de transporte inteligente, como o ART, que pode transformar a mobilidade da nossa cidade. É uma oportunidade de aprendizado e de abrir portas para investimentos sustentáveis”, destacou.

O interesse do prefeito pelo modelo do ART surgiu em 2024, quando ele apresentou publicamente a proposta como alternativa aos projetos do VLT e do BRT, que se tornaram símbolos do impasse na mobilidade urbana da capital. À época, Abilio defendeu que o sistema é mais barato, rápido de implantar e ambientalmente eficiente, por dispensar trilhos e operar com veículos elétricos guiados por sensores.

A proposta ganhou repercussão após o governador Mauro Mendes (União Brasil) comentar que o prefeito havia “achado a ideia na internet”, mas reconheceu que o governo estadual analisaria a viabilidade técnica do modelo.

“Estamos mostrando o potencial de Cuiabá e buscando conexões com os chineses em projetos de transporte inteligente, como o ART, que pode transformar a mobilidade da nossa cidade”, afirmou Abilio. “É uma oportunidade de aprendizado e de abrir portas para investimentos sustentáveis.”

A viagem faz parte de uma missão internacional que pretende aproximar a capital mato-grossense de centros de referência mundial em transporte urbano inteligente e desenvolvimento econômico.

(COM GAZETA DIGITAL)

FOTO: PREFEITURA DE CUIABÁ