Fios em desuso serão retirados dos postes na avenida Couto Magalhães em Várzea Grande neste domingo(09) na Operação Telefone sem Fio.
“Essa parceria vem para melhorar o sistema elétrico da cidade, e retirar aqueles emaranhados de cabos que deixa a cidade feia”, afirma o subsecretário de Serviços Públicos de Várzea Grande, Lucas Ductievicz.
Para que as operadoras de internet e telefonia passem os cabos nos postes existem regras. Hoje, por normativa regulatória nacional, a concessionária de energia elétrica é detentora dos postes e realiza as fiscalizações, notificando as operadoras de telecomunicação para que seja feita a regularização.
A grande maioria das empresas ocupantes seguem de forma sistemática as normas, mas ainda existem empresas que não estão cumprindo com as suas obrigações e outras que são consideradas clandestinas. O resultado pode ser visto em diversos locais de Cuiabá e Várzea Grande, oferecendo risco a vida dos moradores e deixando as cidades com uma aparência negativa.
O engenheiro de Construção e Manutenção da Energisa MT, Cesar Salomão Seixas, reforça a importância dessa parceria “a Energisa vem fiscalizando e notificando as empresas de telecomunicação, em 2025 já foram retirados mais de 9 toneladas de fios irregulares em Mato Grosso, regularizar os cabos é uma questão de segurança”.
A segunda etapa da Operação está prevista para o final de novembro em Cuiabá.
(COM ENERGISA)
Copyright © Todos os direitos reservados

