UFMT
Após episódios de assassinato e estupro dentro do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a gestão se prepra agora para implantar o programa Vigia Mais. A Reitoria recebeu representantes da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso para alinhar os preparativos para a entrega e inauguração das câmeras de monitoramento que foram instaladas no Campus Cuiabá. O encontro, realizado no gabinete da reitora, contou com a presença da professora Marluce Souza e Silva, do coronel PM Ernesto Xavier Lima Júnior, 1º Comando Regional de Cuiabá, o Tenente Coronel Victor Prado, comandante do 1º Batalhão - Batalhão Daniel de Queiroz, e membros das corporações.
O Vigia Mais MT é o sistema estadual de videomonitoramento que permite a integração de câmeras com as centrais de segurança do Estado; o programa foi criado por lei estadual e tem sido expandido em diversas frentes.
Reitora Marluce Souza e Silva explicou que a reunião teve como objetivo apresentar como está instalado e como será o funcionamento do programa no campus.
Universidade segura
O coronel Ernesto Xavier Lima Júnior, comandante do 1º Comando Regional da PM, avaliou o encontro como importante para a segurança do campus e da cidade. “Foi uma reunião muito importante para a segurança do campus e para a segurança pública como um todo. O programa Vigia Mais MT está sendo implantado e, mesmo antes de estar 100% em operação, já tem ajudado na elucidação de crimes ocorridos fora do campus, trazendo maior sensação de segurança para a comunidade universitária”, disse o comandante.
O coronel Victor Lúcio do Prado, comandante do 1º Batalhão da PM, detalhou a operação das câmeras: “Essas câmeras serão integradas por meio do Programa Vigia Mais do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança. As imagens serão acompanhadas em tempo real pelo 1º Batalhão e pela 4ª Companhia da PM na UFMT, o que permitirá uma atuação mais eficiente junto à comunidade universitária.” Recentemente o Estado vem entregando lotes de equipamentos do Vigia Mais e, em agosto, foi registrada a entrega de unidades específicas para a UFMT como parte do plano de instalação; o programa também segue recebendo novas câmeras para diferentes pontos de Mato Grosso.
A reunião reforçou o compromisso conjunto entre a UFMT e a Polícia Militar de aprimorar a proteção do espaço acadêmico, combinando tecnologia de monitoramento com ações de aproximação comunitária.
(COM ASSESSORIA UFMT)
Copyright © Todos os direitos reservados


