Militantes de esquerda, não ficaram satisfeitos com anúncio de Taques como candidato da federação ao Senado

 Militantes de esquerda, não ficaram satisfeitos com anúncio de Taques como candidato da federação ao Senado SECOMMT

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, Edinho Silva, anunciou que deve apoiar o ex-governador Pedro Taques como pré-candidato ao Senado para fortalecer a base do presidente Lula da Silva (PT) no estado. O anúncio foi feito durante ato político de filiação da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), realizado nesse domingo (14), na Associaçao Mato-grossense dos Municípios (AMM).

A escolha, no entanto, parece não ter agradado militantes de esquerda, que logo trataram de resgatar a atuação política de Taques. O ex-gestor foi defensor do impeachment da então presidente da República Dilma Rousseff e a criticava publicamente.

Além disso, também pesa contra Taques o histórico de atraso nos salários de servidores durante sua gestão.

Caso seja mantido como nome da esquerda para o Senado, o ex-governador deve fazer uma dobradinha com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que deve tentar a reeleição em 2026 com apoio da esquerda.

Antes de ter sido governador, Pedro Taques foi senador por Mato Grosso entre 2011 e 2014, pelo PDT. Agora, ele deve disputar a vaga pelo PSB.