Locar suspender coleta de lixo e prefeitura de Várzea Grande promete pagar

 Locar suspender coleta de lixo e prefeitura de Várzea Grande promete pagar SECOM VG

A empresa Locar Saneamento Ambiental suspendeu, desde hoje (18), todos os serviços de coleta de lixo em Várzea Grande. O motivo da paralisação, segundo a empresa, é porque a prefeitura estaria há quase seis meses sem pagar, acumulando uma dívida de R$ 12,4 milhões.

O valor é referente aos serviços prestados em dezembro de 2024 e nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2025.

A Locar afirma que, até agora, vinha arcando sozinha com os custos de folha de pagamento, combustível e manutenção dos caminhões, mas a situação se tornou insustentável.

A concessionária informou que, desde outubro, enviou 18 ofícios formais à administração municipal cobrando uma solução, mas não obteve qualquer resposta ou manifestação por parte do município. Sem dinheiro em caixa para manter a operação, a empresa decidiu recolher a frota até que o pagamento seja regularizado.

Outro lado - A Prefeitura de Várzea Grande informa que já está em tratativas internas para equalizar as pendências financeiras relacionadas à empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.

A administração municipal esclarece que a equipe técnica e financeira está empenhada em buscar uma solução para a regularização dos pagamentos e que, até esta sexta-feira (19), deverá haver uma posição mais concreta sobre o cronograma e a possibilidade de realização do primeiro repasse à empresa.

O Município reforça que mantém diálogo com a prestadora de serviços e trabalha de forma responsável para resolver a situação o mais breve possível, garantindo a continuidade dos serviços essenciais à população, dentro da legalidade e da capacidade financeira do município.

A Prefeitura de Várzea Grande seguirá informando a população e os órgãos de imprensa sobre qualquer atualização relacionada ao tema.

 

(COM REPÓRTER MT)