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Cresce insatisfação com Energisa e cncessionária bate recorde de reclamações de consumidores em Mato Grosso
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05/11/2019 - 15:44
energisa
RedaçãoAs reclamações variam e vão desde oscilações nas redes, o que provoca defeitos em aparelhos elétricos/eletrônicos e prejuízos aos donos, até conta apresentando valores considerados muito acima do consumo alegado por usuários, entre outras queixas. Esse "rosário" de insatisfação referente aos serviços prestados pela empresa distribuídora de energia só vem aumentando no Estado, sem que providências sejam tomadas pelas autoridades responsáveis para coibir as denúncias de abusos que se multiplicam e batem recordes de reclamações no Procon. Em outubro deste ano, o total de reclamações junto ao Procon estadual chegou a 5.249 registros. Foram 3.633 reclamações via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e 1.616 pela plataforma consumidor.gov.br. A energia elétrica representa 39% do total de reclamações.Neste período, a energia elétrica não só foi o serviço mais reclamado junto ao Procon-MT, como também registrou um aumento quase quatro vezes maior que a média dos meses anteriores - que era de 536 registros. Foram 1.779 reclamações contra a concessionária de energia pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e 301 pela plataforma consumidor.gov.br, um total de 2.080 registros.Assim, a área de “Serviços essenciais” se mantém no topo do ranking do Procon-MT, com 2.490 registros. Atrás de energia elétrica aparecem: “Água/Esgoto”, com 403 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 197. Nos três assuntos que ocupam o topo do ranking, a cobrança indevida/abusiva é o problema mais reclamado pelos consumidores, sendo: “Energia elétrica”, 1.690; “Água/esgoto”, 367; e “Telefonia Celular”, 123.Em segundo lugar no ranking, aparece "Assuntos Financeiros", que fechou outubro com 589 reclamações, sendo: 192 registros para o assunto “Banco Comercial”, 156, para "Financeira" e 116, para “Cartão de Crédito”.A área “Produtos” ficou na terceira posição, com 297 registros. No assunto “Botijão de Gás” foram registradas 48 reclamações; “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, Etc.)” teve 30; e “Combustível Automotivo (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás)”, 28 registros.A quarta posição ficou com a área “Serviços Privados”, com 193 registros. Para o assunto “TV Por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc.)” foram 34 reclamações; “Informática (Ex.:Provedor de Acesso a Internet)”, 29; e “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)”, 24.A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 42 reclamações. Em seguida, aparece a área “Habitação”, com 14 registros. A sétima e última posição do ranking é ocupada pela área "Alimentos", com oito registros.Atendimento onlineNa plataforma www.consumidor.gov.br o Procon Estadual registrou 1616 reclamações em outubro deste ano. A área ''Serviços Financeiros” lidera com 517 reclamações. Em segundo lugar estão ''Telecomunicações'', com 424 reclamações; e em terceiro, “Água, energia e Gás”, com 303.