SANGUE NA TERRA: Disputa por posse de área pode ser pivô do assassinato de líder rural:
|
16/02/2020 - 02:19
REDAÇÃO
LideR de trabalhadores rurais sem terra e presidente do PCdoB em Jaciara (distante 143 km ao sul de Cuiabá), Afonso João Silva, 56, foi assassinado com 8 tiros no assentamento Renascer União da Vitória, localizado no município, nas margens da rodovia BR-364.
Vizinhos chegaram a ouvir um disparo, em seguida o silêncio, contudo, avisaram à família. O crime ocorreu na noite de sexta-feira (14).
"Tragédia! Hoje no início da manhã, Afonso João Silva, presidente do PCdoB de Jaciara, foi assassinado!", disse o dirigente estadual do PCdoB, Sérgio Negri, em sua página no Facebook. Dezenas de amigos e militantes comunistas lamentaram o crime.
Minha solidariedade à camarada Inês pela trágica perda do irmão e a todos os familiares e amigos. É preciso apurar os fatos com rigor, prender os assassinos e eventuais mandantes e condená-los exemplarmente. De fato, perdemos um grande lutador das causas populares, uma liderança que há mais de 15 anos organizava a resistência dos acampados que lutavam por um pedaço de terra para plantar e produzir", disse o servidor público Miranda Muniz, também da direção do partido comunista no Estado.
"Era uma disputa por uma área da União e que havia sido grilada pela USINA PANTANAL, do poderoso Grupo Naoum.
"Eu, particularmente, enquanto oficial de justiça federal, cheguei a ir no local para cumprir uma ordem de reintegração de posse, a qual não se concretizou por a empresa conseguiu suspender a reintegração na Justiça. " Espero que a apuração da tragédia elucide os fatos...", acrescentou Miranda Muniz.
A perícia ainda não divulgou detalhes sobre o disparo que tirou a vida do líder do assentamento. Também não há informações sobre o velório do comunista.