Em Rondonópolis, sistema de saúde dá sinais de congestionamento e pode entrar em colapso
Em Rondonópolis, sistema de saúde dá sinais de congestionamento e pode entrar em colapso
|
09/06/2020 - 22:38
rondonópolis2
Redação
Rondonópolis, que tem uma das mais bem aparelhadas redes de saúde do Estado, tanto no setor público quanto privado, no entanto, em função da escalada do Coranavirus na Região Sul, da qual o município é pólo, está sofrendo congestionamento e o sistema está perto de entrar em colapso. Caso o número de infectados necessitando de internamento em UTIs continue crescendo no ritmo atual.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rondonópolis é de 80,6%.
Na cidade, há 25 pessoas internadas com Covid-19 em UTI's das redes pública e privada. No total, a estrutura conta com 31 leitos. Desta forma, apenas seis estão disponíveis.
Segundo a secretaria, estes são casos de pessoas que apresentaram sintomas mais graves de Covid 19.
Na rede púbica, 85% do total de leitos de UTI estão ocupados. Na rede particular, a taxa de ocupação é de 72%.
A situação das enfermarias é um pouco melhor. Na rede pública a taxa de ocupação é de 27% e na rede privada de 55%.
Os índices da Covid-19 estão sendo monitorados pela secretaria local de Saúde e o Comitê de Gestão de Crise, que avaliam diariamente a evolução dos dados.
A preocupação é com uma superlotação, quando todos os leitos, de UTI ou enfermaria, estiverem ocupados.
Segundo a prefeitura, novas medidas d endurecimento nas regras de isolamento social podem ser adotadas a qualquer momento por decisão coletiva feita pelo comitê de gestão de crise.