RANKING INDESEJÁVEL: Cuiabá e Várzea Grande fazem parte de lista “macabra” de 10 cidades brasileiras onde morrem mais pessoas por Covid-19
RANKING INDESEJÁVEL: Cuiabá e Várzea Grande fazem parte de lista “macabra” de 10 cidades brasileiras onde morrem mais pessoas por Covid-19
|
28/03/2021 - 00:51
REDAÇÃO
Considerando uma escala de mortes a cada 100 mil habitantes, de acordo com essa proporção populacional, duas cidades mato-grossenses aparecem no ranking das que lideram mais óbitos por Covid-19 em todo o País.
Trata-se de Cuiabá e Várzea Grande. A Capital mato-grossense ocupa o 3° lugar nessa lista macabra, ficando atrás apenas de Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Já a cidade vizinha, Várzea Grande é a 7ª colocada. O levantamento utilizou a taxa acumulada de óbitos pelo coronavírus até o dia 23 deste mês.
Cuiabá ocupa o 3º lugar com 306,4 mortes por cada 100 mil habitantes. Várzea Grande é apresentada na 7ª posição do ranking com uma taxa de 268,4 de mortalidade.
O estudo em que aparece na liderança nacional da mortandade os dois municípios de Mato Grosso foi publicado na revista Exame e elaborado pela consultoria Macroplan.
Corroborando com as informações, Marcelo Trevenzoli, consultor em saúde da Macroplan, diz, na entrevista à Exame que “municípios com políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida e menor presença de moradias inadequadas em locais que favorecem aglomerações em geral têm melhores resultados na pandemia”, assegura.
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou 2.628 casos, dos quais 1.959 vítimas eram moradores da Capital e outras 669 eram moradores de outras cidades que tiveram a morte confirmada na Capital. Já a Secretaria Municipal de Sáúde de Várzea Grande divulgou 785 mortes registradas até o dia 25, ou seja, na última quinta-feira.