HISTORIA: "Acervo Digital Conexão MT-MS" é concluído pelo jornalista Sérgio Cruz após vários anos de pesquisas
HISTORIA: "Acervo Digital Conexão MT-MS" é concluído pelo jornalista Sérgio Cruz após vários anos de pesquisas
|
06/07/2021 - 04:38
pantanal
A pesquisa conta por meio de registros jornalísticos a história dos dois estados, a partir de 1772 até 2015. De acordo com o autor e pesquisador, o jornalista Sérgio Cruz, 78 anos, este trabalho é resultado da pesquisa de uma vida inteira.
“É um trabalho que complementa pesquisas já iniciadas no passado. Usei como modelo os trabalhos ‘Efemérides Brasileiras’, de Barão do Rio Branco, e ‘História de Mato Grosso’, de Estevão de Mendonça”, explica ele.
Ainda segundo Cruz, a grande diferença deste material está na pesquisa ferrenha realizada por anos e anos. “Trago comprovação dos fatos. Fui atrás de jornais da época para não apenas trazer as informações, mas também comprová-las. É um trabalho jornalístico, de jornalismo histórico. Quem escreveu foi a própria história”, pontua.
O material está passando por regulamentações de normas de ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e logo estará disponível para pesquisa na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos, em Campo Grande (MS).
Quem é
No ano de 1960, natural de Pernambuco, Sérgio Cruz (como é mais conhecido) se mudou para Mato Grosso, em busca de alternativas ao duro trabalho rural que exercia. Neste mesmo ano, aos 18 anos e tendo completado somente até a 4° série do ensino fundamental, encontrou seu primeiro emprego urbano na Radio Clube de Dourados (atualmente no Mato Grosso do Sul). Complementou seus estudos posteriormente, diplomando-se em Economia na cidade de Marília, São Paulo.
Jornalismo
Ao longo de sua carreira na imprensa, o jornalista, radialista e apresentador atuou em várias emissoras de radio, como a Rádio Clube de Dourados (MS), Rádio Brasil (SP), Rádio Voz D’Oeste (MT), Rádio Clube de Santo André (SP), etc., e emissoras de televisão como TV Caiuás (MS), TV MS (MS), TVE Regional (MS) e TV Guanandi (MS). Foi ainda responsável pela fundação da WebTV Viamorena.
Sérgio Cruz escreveu para praticamente todos os jornais do estado de Mato Grosso do Sul, também dirigindo o semanário Panfleto e os diários Jornal do Povo e Primeira Hora. Atualmente (2015) é comentarista político na Radio Capital FM de Campo Grande (MS).
Literatura
No campo da literatura contribuiu como autor das seguintes obras:Guerra ao Contrabando, depoimento de um sobrevivente - Relata a ação dos contrabandistas em MS e detalha atentado sofrido pelo autor, atribuído ao crime organizado.Pantanal, estado das águas – Defende a mudança de nome do estado de Mato Grosso do Sul para Estado do Pantanal.Por que mataram o doutor Ari? – Conta a história da morte de Ari Coelho de Oliveira (prefeito de Campo Grande assassinado em 1952 na cidade de Cuiabá - MT).Sangue de Herói – Conta a vida, a obra e o assassinato de Amando de Oliveira (vereador de Campo Grande assassinado em 1914).Datas e Fatos Históricos – Que apresenta excertos da história de Mato Grosso do Sul a partir das principais efemérides.
Política
Sua primeira filiação política foi no antigo PTB, antes do golpe de 1964. Em 1968 filiou-se ao MDB (partido de oposição ao Regime Militar), militando firmemente contra a ditadura.Sendo eleito como Deputado Estadual em Mato Grosso (1975 a 1979), Sérgio Cruz participou ativamente do movimento divisionista que resultou na criação do estado de Mato Grosso do Sul (1977.Foi candidato a prefeito de Campo Grande em 1976 (MDB) e em 1985 (PDT).
Mandatos
Deputado Estadual em Mato Grosso de 1975 a 1979Deputado Estadual em Mato Grosso do Sul de 1979 a 1983Deputado Federal por Mato Grosso do Sul de 1983 a 1987