Pela 1ª vez no ano MT não tem alta na mortalidade por Covid-19
Pela 1ª vez no ano MT não tem alta na mortalidade por Covid-19
|
14/07/2021 - 20:41
COVID-19
Redação
Análise que consta no mais novo Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que, pela primeira vez neste ano, Mato Grosso não apresentou alta na taxa de mortalidade por Covid-9. A observação leva em consideração o período entre 20 de junho e 3 de julho corrente.
No Estado, foram observadas estabilização de -2,7% na predisposição de novos casos e de –0,8% no número de morte pela doença nas últimas duas semanas. “Ainda não se pode afirmar que essa tendência é sustentada, isto é, que vai ser mantida ao longo das próximas semanas ou se estamos vivendo um período de flutuações em torno de um patamar alto de transmissão, que se estabeleceu a partir de março em todo o país”, alertam os pesquisadores da Fiocruz.
A cautela é necessária até porque as taxas de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) ainda são muito altas em vários estados, inclusive, no território mato-grossense, onde a incidência registrada no período foi de 13,9 casos por 100 mil habitantes.
A proporção estadual, no entanto, é o menor dentre as demais unidades da Federação localizadas no Centro-Oeste. No vizinho Mato Grosso do Sul, por exemplo, foi de 18,4 por 100 mil pessoas. “Em sua maioria, esses números indicam casos graves de Covid-19”, reforça a Fiocruz.
Para os pesquisadores, o atual cenário pode ser resultado do avanço da campanha de vacinação, que atingiu os grupos mais vulneráveis em um primeiro momento. “As vacinas são efetivas na prevenção de casos graves e estão cumprindo bem esse papel”, frisam.
Contudo, alertam que, ao mesmo tempo neste cenário, é preciso “considerar que o surgimento de variantes continua sendo uma ameaça, com potencial de reduzir a efetividade das vacinas disponíveis e esta é uma preocupação que não pode ser perdida de vista”.
O levantamento reafirma ainda tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) pela quarta semana consecutiva. Neste caso, Mato Grosso está entre os 15 estados incluídos na zona de alerta intermediário por apresentar lotação de leitos em 76% no período. Esse percentual vem caindo nos últimos dias. Na tarde da última quinta-feira (8), a ocupação das UTIs estava em 71,51%, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT).