Rondonópolis é referência em MT no enfrentamento à Covid e sua propagação
Rondonópolis é referência em MT no enfrentamento à Covid e sua propagação
|
03/09/2021 - 08:02
RONDONÓPOLIS
Decreto municipal recente que determina que estabelecimentos comerciais e repartições públicas controlem a entrada e fluxo nesses locais de pessoas com pelo menos a primeira dose da vacina mediante apresentação de atestado, faz parte de uma sequência de medidas que transformaram aquele município hoje referência em Mato Grosso em termos de providências para combater a Covid-19. Nesse contexto, se inclui avanços no ritmo da vacinação, além da edição de atos do Poder Executivo local que visam controlar a propagação do vírus.
Essa preocupação não é recente, mas vem desde o ano passado, quando a gestão do prefeito José Carlos do Pátio implantou o programa Sentinela composto por uma rede de sete unidades de saúde voltadas especificamente para fazer exames e encaminhar para tratamento de pacientes eventualmente detectados com o vírus.
Nesse sentido de dar os primeiros combates ao Coronavírus em Mato Grosso é preciso salientar a posição geográfica estratégica do município, que concentra um dos maiores entroncamento rodoferroviário do país, representado por duas rodovias (Br-163 e a 364), além do terminal da Rumo (ferrovia), considerado o maior da América Latina em movimentação de cargas no setor do agronegócio.
Nesse entroncamento existe também um dos maiores fluxos de caminhoneiros de Mato Grosso e do interior do país. Esse dado, por si só, mostra a importância desempenhada por Rondonópolis, desde a eclosão do primeiro grande surto da epidemia, e quando adotou medidas urgentes, e drásticas, para fazer o que pode ser visto atualmente como o enfrentamento inicial em grande escala da covid em solo mato-grossense.
Desde então, a prefeitura vem adotando providências firmes na guerra contra o vírus, a exemplo do que vem realizando a Vigilância Sanitária para obrigar todos os estabelecimentos da cidade, públicos e privados a realizar o controle de acesso, permitindo a entrada apenas das pessoas que comprovarem a vacinação com ao menos uma dose.
Nesse aspecto, apenas no primeiro dia deste mês de setembro, a Vigilância rondonopolitana lavrou cerca de 20 notificações contra estabelecimentos que deixaram de cumprir o decreto. Nesse rol de notificados estão shopping e um cartório.
O decreto Municipal 10.294 que estabeleceu a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação está em vigor desde sábado (28) e continua valendo para todo o município.