Economia Sábado, 28 de Dezembro de 2024, 20:21 - A | A

Sábado, 28 de Dezembro de 2024, 20h:21 - A | A

Por falta de controle financeiro, mais de 50% das empresas fecham as portas em menos de 5 anos no Brasil

Gabriel Bussiki

Ambiente econômico instável, questões tributárias e fiscais fazem com que mais da metade das empresas não resistam aos cinco primeiros anos de operação no Brasil. A jornada de um empresário no Brasil é longa e muito desafiadora, mas ela traz consigo grandes aprendizados ao longo dos anos. Um dos principais fatores para que a maioria das empresas não cheguem a cinco anos de operação é a falta de um planejamento financeiro eficiente. 

As empresas que passam desse marco temporal focam em um planejamento consistente de longo prazo, mantendo o controle dos principais indicadores financeiros que toda empresa precisa dominar e gerir para que o negócio seja lucrativo no final do dia. Todos nós sabemos que empreender nada mais é do que resolver um problema, e como no Brasil os empresários tem muitos problemas para serem resolvidos, a gestão financeira de uma empresa é crucial e fundamental para que uma empresa seja consistente e sólida ao longo dos anos.

No Brasil, a maioria das pequenas e médias empresas não possuem uma gestão financeira eficiente, não tendo controle de indicadores fundamentais para a saúde financeira de qualquer negócio, como as receitas e despesas, as contas a pagar e a receber, um fluxo de caixa eficiente, entre outros pontos que toda empresa deve focar para que a operação obtenha sucesso.

Pensando nisso, venho trazer alguns pontos que fazem com que muitas pequenas e médias empresas negligenciam a gestão financeira de suas empresas:

Falta de Conhecimento: Muitas pequenas e médias empresas carecem de profissionais qualificados em finanças, o que pode levar à má gestão dos recursos financeiros.

Complexidade Tributária: O sistema tributário brasileiro é complexo, e a dificuldade em lidar com a burocracia pode levar as empresas a negligenciarem o planejamento financeiro.

Ausência de Planejamento: Muitas empresas não elaboram orçamentos ou planos financeiros adequados, o que resulta em decisões impulsivas e na falta de controle sobre os gastos.

Imediatismo: A pressão para obter resultados rápidos pode levar os gestores a focarem em ações de curto prazo, em vez de desenvolver uma estratégia financeira robusta.

Como a gestão financeira é um fator determinante no sucesso de todas as empresas, venho apresentar a BSK Consult, empresa de consultoria especializada em otimizar processos financeiros, aumentar a lucratividade e garantir um futuro sustentável para seu negócio. Entre em contato e faça uma análise gratuita do seu negócio.

 Link: https://www.instagram.com/bskcapital/

Whatsapp: (65) 99995 - 5011

 

 

Comente esta notícia