- Home Page
- Política
- ASSIM CAMINHA O DEM... Entre “pito” de Jayme Campos em Mauro Mendes e pesquisa para apontar nomes e rumos, Democratas se prepara para eleições
ASSIM CAMINHA O DEM... Entre “pito” de Jayme Campos em Mauro Mendes e pesquisa para apontar nomes e rumos, Democratas se prepara para eleições
|
09/05/2018 - 04:48
jaime
Redação
Tendo como foco prioritário candidatura própria a governador, o Dem vai definir a escolha do nome respaldado em pesquisa.Segundo a reportagem apurou, o levantamento terá um questionário amplo onde diversas variáveis serão colocadas, inclusive quanto à possibilidade de se coligar para apoiar outros nomes de fora da legenda. Com esse objetivo, o Partido Democratas (DEM) até o final deste mês vai definir o rumo que tomará na eleição para Governo do Estado no pleito de outubro deste ano. No entanto, independentemente de pesquisa, a priori, segundo se observa, a tendência majoritária na sigla é pela candidatura própria a governador. Seja a de Mauro Mendes, o nome mais em evidência, ou de Jayme Campos, principal liderança do grupo no Estado e que vem sendo cogitado principalmente para compor chapa ao Senado, mas também é lembrado para encabeçar a disputa pelo comando do Palácio Paiaguás.Entretanto, entre líderes do Dem existem aqueles que, na hipótese da sigla não marchar com candidato próprio, se decida pelo apoio ao governador Pedro Taques (PSDB), que ensaia disputar a reeleição. Entre os defensores de Taques se encontraria o deputado estadual Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa. Esse projeto pró-Pedro Taques, em que pese encontrar resistências internas no Dem, contaria com a “simpatia” discreta de Jayme Campos, que não vetaria o encaminhamento nesse sentido, mas também não “abraça e nem quebra lanças pela causa”, conforme revelam fontes políticas.Nesse contexto de uma eventual aliança, o senador Wellington Fagundes (PR), que já anunciou que será candidato a governador, também encontra simpatizantes entre os democratas, e até o pedetista Otaviano Pivetta não é totalmente descartado. Muito embora o apoio a ele encontre objeções nas fileiras do Dem, em especial por parte de Jayme. Este, por sinal, chegou a dar uma espécie de “pito” em Mauro Mendes, porque o ex-prefeito de Cuiabá, em entrevista a um órgão de Imprensa da Capital, anunciou que aceitaria ser candidato a vice numa eventual chapa tendo Pivetta como candidato a governador.Foi a gota d’água. De imediato, o cacique Jayme Campos advertiu que “isso era uma posição pessoal de Mauro”, ou seja, não estava nas cogitações do Dem, em especial de Campos.
Soou como um “puxão de orelhas” em Mauro, que deve ter engolido em seco, pois, até onde se sabe, não retrucou a “catracada”.
É nesse compasso de definição de nomes próprios e de avaliação de alternativas para compor com candidaturas externas que a cúpula do partido em Mato Grosso se reuniu na noite de segunda-feira (07) para definir qual o rumo que deverá tomar, após a realização de pesquisa de opinião encomendada pela Executiva Nacional.Nesse sentido, o deputado federal Fabio Garcia, presidente regional da legenda, afirma que “ficou definido que o Democratas trabalhará até o final de maio com a prioridade de construção de uma candidatura própria”. A pesquisa na modalidade qualitativa e quantitativa vai subsidiar o Dem na escolha do candidato e cinco nomes foram elencados na consulta.Participarão da pesquisa o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, o ex-senador Jayme Campos, o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho, o ex-deputado federal Julio Campos, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e o próprio Fabio Garcia.De acordo com Garcia, o partido tem despontado nas pesquisas de intenção de voto com os nomes de Mendes e Jayme. “Eu vejo que o Democratas tem nomes muito fortes, destacando o protagonismo do ex-prefeito Mauro Mendes e do senador Jayme Campos, que estão pontuando muito bem, se não liderando muitas das pesquisas para Governo e para Senado”, garante.