Na calorenta Cuiabá, o frio chegou e vai aumentar durante a semana
Na calorenta Cuiabá, o frio chegou e vai aumentar durante a semana
|
14/05/2022 - 05:51
frio
Redação
Redação com informações do G1
Parcelas expressivas da população cuiabana, que não "suporta" quedas na temperatura, na próxima semana vai ter que tirar casacos e blusas dos guarda-roupas e estantes, com a previsão da chegada do frio. No entanto, como já ocorreu em outras ocasiões, o clima "friorento" deve ser breve e ir embora logo da calorenta Capital mato-grossense.
Grande parte do país deve enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio a partir de segunda-feira (16). Apesar do possível frio intenso, apenas uma capital brasileira deve bater o recorde de frio para o mês, de acordo com os dados já disponíveis para o período, que podem ainda sofrer atualizações. Goiânia teve registrar mínima de 4ºC na quinta-feira (19), segundo a Climatempo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde de temperatura mínima na capital goiana é de 5,7ºC, registrado em 18 de maio de 1977.
Outras capitais devem chegar perto do recorde de menor temperatura:
Belo Horizonte – a capital mineira pode registrar 8ºC na quinta-feira. O recorde é 7,5ºC, registrado no dia 20 de maio de 1977.
Cuiabá – a previsão é de 8ºC também na quinta-feira. O recorde também foi registrado em 1977 - 7ºC no dia 18 de maio daquele ano.
Florianópolis – os termômetros devem apontar para 6ºC na terça-feira (17). O recorde de temperatura mínima é mais recente: 4,6ºC no dia 30 de maio de 2007.
Um dos marcos deste frio atípico é a previsão de temperatura abaixo de 10°C em São Paulo. A previsão mais recente considera a possibilidade de mínimas em torno de 7 a 9°C.
De acordo com dados do Inmet, a estação do Mirante de Santana, a oficial da capital São Paulo, registrou 9,5°C em 2016. O recorde na capital paulista é ainda menor: 3,7ºC, registrado no dia 29 de maio de 1974.
O excesso de frio e umidade provocam uma condição favorável para a ocorrência de alguns fenômenos de inverno, como neve, chuva congelante e chuva congelada.
Há previsão de neve para municípios da Serra Gaúcha e algumas cidades da região central de Santa Catarina na terça-feira (17) e quarta-feira (18).
Também há previsão de geada em várias áreas entre os dias 19 e 22 de maio (quinta a domingo). A possibilidade é mais forte nos estados do Sul, no sul e oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. O meteorologista César Soares não descarta até mesmo a ocorrência de geada na capital paulista.