NÃO ÀS FAKE NEWS: Justiça Eleitoral brasileira se destaca pelo esforço no combate à desiformação, visando eleições limpas e transparentes
NÃO ÀS FAKE NEWS: Justiça Eleitoral brasileira se destaca pelo esforço no combate à desiformação, visando eleições limpas e transparentes
|
01/07/2022 - 02:41
Redação
O Superior Tribunal Eleitoral (TSE) tavez seja uma das cortes, em todo o mundo, que mais se esforça e desenvolve na atualidade várias ações coordenadas para barrar a difusão de notícias falsas, as Fake News, impulsionadas criminosamente nos "porões" da Internet e suas mídias digitais, entre outros meios e plataformas, com o objetivo de macular as eleições, propiciando assim a que forças antidemocráticas que agem nas sombras possam ter desculpas para atentar contra o sistema democrático.
Nesse sentido, na abertura da sessão desta quinta-feira (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, fez um breve balanço das ações desenvolvidas para combater os efeitos nocivos da desinformação. O ministro informou ao Plenário alguns dos resultados obtidos nos últimos meses no enfrentamento à propagação de notícias falsas, que revelam os esforços conjuntos com diversas instituições e atores sociais comprometidos com a promoção da democracia.
“Como é de conhecimento, temos trabalhado, incessantemente, para cumprir a nossa missão constitucional de garantir a democracia, assegurando a todas as cidadãs e cidadãos o acesso a informações de qualidade”, lembrou o ministro.
No pronunciamento, Fachin destacou seis ações:
- Celebração de 151 parcerias, entre instituições de checagem, plataformas digitais, partidos políticos, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e associações de mídia. Dessas parcerias, 79 foram estabelecidas nos últimos quatro meses.
- Criação da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (FRENTE), formada, atualmente, por 2.024 servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral engajados na execução de ações contra a disseminação de desinformação.
- Lançamento do “Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral” e do “Manual de Enfrentamento à Desinformação e Defesa Reputacional da Justiça Eleitoral”, ambos disponíveis no Portal do TSE, na internet.
- Lançamento do “Sistema de Alertas de Desinformação contra as Eleições” para o recebimento e encaminhamento de conteúdos desinformativos sobre o processo eleitoral para as plataformas digitais.
- Publicação semanal do informativo “Pause!!” com informações e conteúdos relacionados à desinformação.
- Realização de capacitação oferecida pelas plataformas digitais para os 29 partidos políticos parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação; e também para os servidores da Justiça Eleitoral, totalizando 27 sessões de treinamento.
O ministro comunicou que essas são algumas, entre tantas outras ações, que vêm sendo desenvolvidas para a promoção de um debate público saudável e para a construção de um ambiente informacional de qualidade. No final, Fachin cumprimentou as servidoras e servidores pelo trabalho desenvolvido contra a desinformação.