VIRADA? Bastidores políticos “esquentam” com informações de que Lula encosta em Bolsonaro em MT
VIRADA? Bastidores políticos “esquentam” com informações de que Lula encosta em Bolsonaro em MT
|
21/07/2022 - 07:32
Mario Marques de Almeida
Mesmo sem ter no momento pesquisa confiável feita especificamente sobre a disputa presidencial no âmbito de Mato Grosso, pelo menos trazida a público, no entanto informações de fontes sérias sobre levantamentos feitos para consumo interno por partidos e lideranças dão conta que o ex-presidente Lula está “encostado” em Jair Bolsonaro no Estado. Melhor explicado: no pau a pau.
De concreto, entretanto, sabe-se que segundo aponta pesquisa nacional divulgada esta semana, no que se refere ao Centro-Oeste (região que abrange Mato Grosso) Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, o que não deixa de ser uma surpresa, pois esta parte do Brasil era apontada como reduto de uma ampla maioria bolsonarista.
Nesse contexto, o fato não deixa de causar impacto, levando em consideração que Mato Grosso, até então, era visto também, interna e externamente, como a principal base eleitoral da corrente bolsonarista no País, em termos de porcentagem de apoio, ou seja, em relação ao número de habitantes.
Fator Rondonópolis
O crescimento de Lula estaria se expandindo a partir de Rondonópolis, município polo da Região Sul - área que detém um dos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, inferior apenas com relação a Região Metropolitana da Capital.
Em Rondonópolis, o crescimento de Lula, segundo observadores políticos, é impulsionado pelo apoio do prefeito José Carlos do Pátio e sua esposa, Neuma, pré-candidata a deputada federal. Ambos filiados ao PSB e empunham a bandeira de defesa da candidatura de Lula a presidente da República. Nesse aspecto, Zé do Pátio, como é tratado popularmente o prefeito, foi o primeiro líder político de expressão no Estado a declarar publicamente apoio a Lula, há cerca de 6 meses.