VAIA HISTÓRICA: Crescimento de Lula em MT ecoa no Festival de Inverno da Chapada dos Guimarães, onde o “Fora Bolsonaro” estrondou na cidade
VAIA HISTÓRICA: Crescimento de Lula em MT ecoa no Festival de Inverno da Chapada dos Guimarães, onde o “Fora Bolsonaro” estrondou na cidade
|
01/08/2022 - 03:25
Por Mário Marques de Almeida
A pequena cidade de Chapada dos Guimarães pode testemunhar uma das maiores vaias já vistas em um evento tradicional naquele “point” turístico de Cuiabá e região, o Festival de Inverno, quando a multidão que assistia o show do cantor Seu Jorge, neste sábado, 30, a certa altura da apresentação musical, em um grande coro gritou “Fora Bolsonaro”. O clamor contra o presidente da Republica pode ser ouvido em áreas urbanas fora do recinto que sediava o evento.
Segundo estimativas, cerca de 8 mil pessoas assistiam o show, que teve entrada gratuita, o que possibilitou o acesso de pessoas, pincipalmente jovens, de camadas populares e que não dispõem de recursos para pagar ingressos.
O festival reúne atrações nacionais e nos dois últimos anos estava suspenso em função da pandemia da Covid-19.
Nesse retorno do evento, com grande participação do público, o destaque fica por conta do “Fora Bolsonaro” que serve de baliza para mostrar o que, aliás, já está na percepção de pessoas mais sensíveis às demandas sociais, inclusive de ordem política, sobre a crescente rejeição do presidente da República em Mato Grosso, ao mesmo tempo que cresce o favoritismo de Lula nas eleições presidenciais. Chama a atenção, nesse quesito, que o Estado, até pouco tempo, era considerado entre os mais bolsonaristas do país.
Não se tem pesquisa recente sobre os números de intenção de votos, a última que foi divulgada pelo instituto Percent, há cerca de 20 dias, aponta Lula liderando na Capital e em 13 cidades da Baixada Cuiabana, com uma frente sobre Bolsonaro de 14 pontos, na modalidade estimulada. Esses municípios, onde se incluem duas cidades densamente povoadas, Cuiabá e Várzea Grande, concentram o principal colégio eleitoral de Mato Grosso.
Já o Datafolha, em levantamento de âmbito nacional, divulgado recentemente, mostra a vitória de Lula na Região Centro-Oeste. Como é notório, trata-se da área que abrange Mato Grosso, além de Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília (Distrito Federal).
A pesquisa do Percent foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números MT – 02404/2022 e BR – 02334 / 2022. O trabalho de campo foi realizado só com eleitores da Baixada Cuiabana.