Cenário de terra arrasada em MT mostra validade de operação da PF que inutilizou máquinas e motores em garimpo clandestino
Cenário de terra arrasada em MT mostra validade de operação da PF que inutilizou máquinas e motores em garimpo clandestino
|
13/12/2022 - 06:40
Redação
A paisagem do local que foi alvo de operação da Polícia Federal, ontem (12), no município de Pontes e Lacerda, contra garimpo clandestino em terra indígena, mostra um cenário de destruição da natureza em alta escala. As imagens, por si só, retratam, mais do que as plavras, a validade da Operação Alfeu VIII, que visa combater crimes contra o meio ambiente e contra o patrimônio da União na região da Terra Indígena do Sararé, próximo à cidade de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá).
Foram inutilizadas 02 retroescavadeiras e 04 motores utilizados no garimpo ilegal da região do Rio Sararé, segundo informações da Polícia Federal.
A Terra Indígena é bastante conhecida pela intensa atividade de extração ilegal de minério, o que exige atuação da Polícia Federal tanto de forma investigativa quanto em ações ostensivas.
A Operação conta com a cooperação de órgãos de segurança pública e de fiscalização, tais como a Força Nacional de Segurança – FNS, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
A deflagração tem por objetivo a paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério quando não é possível ou viável sua remoção.
Segundo a PF, “a destruição dos maquinários garante a desaceleração do desmatamento decorrente da atividade garimpeira e descapitalizar os financiadores da atividade ilegal, haja vista o elevado valor a elas agregado”.