Calor segue intenso em Cuiabá e demais cidades de MT; clima negativo prejudica qualidade de vida
Calor segue intenso em Cuiabá e demais cidades de MT; clima negativo prejudica qualidade de vida
|
15/11/2023 - 10:07
Redação
Reprodução: Arquivo Internet
Os efeitos climáticos negativos afetam a saúde humana, a flora e a fauna, prejudicando a qualidade de vida. A onda de calor intenso que se abate sobre Mato Grosso, o DF e mais 14 Estados deve permanecer até sexta-feira, 17.
Não há previsão de que o tempo abafado possa melhor, principalmente em Cuiabá e demais cidades mato-grossenses. Um dos fatores que pode estar contribuindo para as altas temperaturas pode ser as queimadas que invadem regiões próximas do Pantanal
Devido a intempérie, alerta vermelho foi emitido pelo Inmet. Esse tipo de aviso ocorre quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional e no caso, vai até sexta-feira (17)
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar o alerta de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até sexta-feira (17).
Calor atípico: O forno em que estamos é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño -- fenômeno que aquece as águas dos oceanos.
Calorão continua até sexta-feira pelo menos, prevê meteorologia
Estão sob alerta de "grande perigo":
AmazonasRondôniaParáMato GrossoMato Grosso do SulTocantinsGoiâniaParanáSão PauloMinas GeraisBahiaPiauíEspírito SantoRio de JaneiroMaranhãoDistrito Federal
O alerta é válido até as 23h59 da próxima sexta (17).
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".
A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
Saiba mais
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.