Evento estimula sensação de pertencimento no MPMT
|
25/10/2024 - 18:00
Reprodução
O Dia do Servidor Público foi comemorado nesta sexta-feira (25) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso com o evento híbrido “Eu e o MPMT: nossas histórias”, realizado presencialmente na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, com transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams. Promovida pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho - Vida Plena, a comemoração reuniu cerca de 1,1 mil pessoas nas modalidades presencial e virtual, com o objetivo de resgatar e documentar as memórias de atuação dos membros e servidores da instituição, promovendo o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado ao longo dos anos.
Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça do MPMT, Deosdete Cruz Junior, destacou a importância dos servidores para a instituição e para toda a sociedade e deixou uma mensagem de agradecimento. “Hoje é um dia muito importante, daqueles sem os quais não seríamos o Ministério Público que nós somos. E foi por isso que nós pensamos, como a primeira campanha de nossa gestão, ‘Somos Todos MPMT’, justamente para que tenhamos esse sentimento de pertencimento e valorização. O Ministério Público de Mato Grosso não é nada sem os seus servidores, nunca será”, enfatizou.
Deosdete Cruz Junior disse que os servidores do MPMT precisam ter consciência da importância da atividade que desenvolvem para os cidadãos mato-grossenses. “Quantas pessoas precisam do impulsionamento de um processo que muitas vezes depende da certidão de um de vocês? O processo precisa chegar concluso ao promotor, com um relatório consubstanciado em informações que vão permitir buscarmos a saúde, a educação em benefício do cidadão. Então tudo isso é muito relevante, porque é isso que dá sentido para nossa atividade”, refletiu.
Por fim o procurador-geral apontou algumas das conquistas para a categoria aprovadas em sua gestão, como: implementação integral da Revisão Geral Anual (RGA) em 2023 e 2024; realimento da tabela remuneratória com ganho real em 2023 e 2024, entre outras.
A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra, parabenizou e agradeceu a presença de todos no evento, que “foi carinhosamente organizado pela equipe do Núcleo Vida Plena”. Ela também lembrou que a iniciativa está alinhada à campanha “Somos Todos MPMT”, que busca despertar entre os servidores e membros da instituição o sentimento de pertencimento, unidade e cooperação. “Com esse espírito de pertencimento, essa vontade mesmo de mostrar o melhor, de ajudar o próximo e de conviver bem, a gente vai conseguir continuar servindo muito bem a sociedade”, afirmou.
Claire Vogel Dutra disse ainda que os reconhecimentos financeiro e profissional importam, mas, sobretudo, as pessoas precisam estar bem e se sentir confortáveis no ambiente de trabalho. “Temos que ter um propósito, um motivo para vir trabalhar todos os dias”, apontou. Por fim, a subprocuradora agradeceu às instituições parceiras do evento. “Gostaria muito de agradecer nossos apoiadores e patrocinadores: Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Associação Mato-Grossense do Ministério Público e Sicredi”, listou.
O diretor-geral do MPMT, Ricardo Dias Ferreira, defendeu que a comemoração pelo dia do servidor público é uma oportunidade de agradecer a todos que trabalham pela construção de um Ministério Público mais forte, que entrega resultados para a sociedade e que consegue alcançar no dia a dia os objetivos planejados, além de ser um momento de confraternização, de reencontrar pessoas.
“Nós temos uma história em comum com o Ministério Público, temos no nosso dia a dia a inspiração e a motivação de procurarmos promover a Justiça e fazer algo pela sociedade. Então, no nosso trabalho diário, seja na área administrativa, seja na área finalística, conseguimos tocar de alguma forma aquela pessoa que mais precisa, que muitas vezes busca o Ministério Público como o último alento, a última esperança de conseguir aquela garantia da Justiça”, consignou Ricardo Dias Ferreira.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (Sindsemp-MT), Emerson Mendes Silva Mendonça, informou que o sindicato está aberto para todas as demandas dos servidores e afirmou que tem conseguido melhorar as condições de trabalho, mantendo um bom relacionamento com a administração superior. Ele ainda antecipou as novidades para 2025, como a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), desenvolvimento de aplicativo do sindicato para os servidores, modernização do site, entre outras.
Programação - O evento contou ainda com exposição das histórias contadas pelos integrantes da instituição, feirinha especial, participação dos servidores Berenice Aparecida Modolo Lobo e Frankisney Oliveira de Andrade, que foram convidados para contar suas histórias pessoalmente, e palestra sobre a importância da saúde mental e do pertencimento no ambiente de trabalho com a psicóloga Bianca Sollero. A programação incluiu ainda a apresentação das políticas institucionais existentes, voltadas para o bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho, e da Política Étnico-racial; intervenção cultural com o Grupo de Siriri Flor de Atalaia; sorteio de brindes e um coffee break servido no Espaço Vida Plena.Confira abaixo os servidores premiados: