- Home Page
- Judiciário
- Cavalgada marca a abertura das festividades da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
Cavalgada marca a abertura das festividades da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
|
05/04/2025 - 16:01
Celebração antecede às comemorações pelos 306 anos de Cuiabá, teve início hoje, dia 5 e tem como ponto alto os comemorativos os 306 ao da capital
Começou a 8ª edição da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. As celebrações em homenagem ao padroeiro Bom Jesus de Cuiabá, que são uma das principais manifestações religiosas da capital mato-grossense, começam hoje, dia 5, com a tradicional cavalgada do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e vão até o dia 8, com uma programação intensa que une fé, cultura e tradição.
A festividade é particularmente significativa por coincidir com o aniversário da cidade de Cuiabá, celebrado no dia 8 de abril, o que a torna ainda mais especial. A 8ª edição é uma realização da MITRA, SECEL, ALMT e da Comissão Organizadora do Bom Jesus de Cuiabá e conta com a organização da Ação Cultural.
A diretora da Ação Cultural, Viviene Lozi, destacou que este evento é muito aguardado pelos cuiabanos. “A festa faz parte da tradições cuiabanas, exalta o nosso patrimônio imaterial e a fé no nosso Santo Padroeiro e reforça laços com sua história, cultura, arte, memória e identidade local. É uma celebração aguardada e que conta com a participação de cuiabanos de nascimento e de cuiabanos de coração.”.
A abertura da festa foi feita hoje pela manhã, com a cavalgada do Senhor Bom Jesus. Os fiéis se concentraram no bairro São Gonçalo Beira Rio. A cavalgada, que leva os fiéis até o Coxipó do Ouro, segue a "Rota do Ouro", um trajeto histórico utilizado pelos bandeirantes em 1719.
Esse percurso relembra a descoberta do ouro na região, marcando um momento importante da história de Cuiabá. Durante a cavalgada, os cavaleiros carregam a imagem do Senhor Bom Jesus, e o evento conta com momentos de celebração e confraternização, como o almoço na nossa senhora da penha na Ponte de Ferro e um jantar dançante na comunidade Coxipó do Ouro, que será realizado à noite com as atrações musicais Wender e Falcão, e no modão de viola que a gente gosta! E logo depois Geandro Moura com muito modão, rasqueado e lambadão. Amanhã, domingo, dia 6 de abril, a programação continua com um café da manhã para a comunidade às 7h no São Gonçalo Beira Rio com o encontro de carros antigos, com destaque para a participação dos chamados "Pinga Óleo", um evento que remonta à história de Miguel Sutil, que em tempos antigos adoçava seu café com mel ao invés de açúcar.
Os carros antigos farão o trajeto de Coxipó do Ouro até o Parque das Águas, onde haverá a integração com os ciclistas, que participam do "Pedal do Senhor Bom Jesus", percorrendo 26 km. Esses eventos têm forte apelo histórico e espiritual, com momentos de reflexão e espiritualidade. Ainda neste domingo, 6, ocorre também o "Encontro de Motos do Senhor Bom Jesus", com os 306 motociclistas seguindo de Cuiabá até o município de Santo Antônio do Leverger, onde haverá almoço e outras festividades. Esse evento faz referência ao desaparecimento da imagem do Senhor Bom Jesus por três vezes na Catedral, um dos episódios históricos que permeia a devoção ao santo padroeiro. Na terça-feira, 8 de abril, dia do aniversário de Cuiabá, a programação atinge seu ponto alto. Às 6h30, será celebrada uma missa solene na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, seguida de várias atividades.
Às 7h30, terá início a Romaria Fluvial do Senhor Bom Jesus, com embarcações que partirão de Santo Antônio do Leverger da vereda e seguirão até a Orla do Porto II, em Cuiabá. Esse evento remonta à expedição marítima que, no passado, trouxe a imagem de Bom Jesus para a cidade. Durante o trajeto, será feita uma reflexão espiritual e, ao final da romaria, haverá um almoço na Marina Beira Rio, antes do encerramento das atividades náuticas. Thiago Pedroso, que integra a Comissão Organizadora da Festa, chama à atenção para a “caminhada da fé nesse período, que une várias religiões, com história, espiritualidade e cultura. A celebração do Senhor Bom Jesus de Cuiabá é a verdadeira celebração do aniversário de Cuiabá em que pessoas que vivem aqui fazem questão de participar dessa festa que já é tradição na nossa cidade ”.
À tarde, a partir das 16h, os fiéis se concentrarão na Praça Orla do Porto II para a tradicional Caminhada da Fé, que remonta ao momento histórico em que os cuiabanos se reuniram para receber a expedição que trazia a imagem de Bom Jesus. A caminhada percorrerá as ruas do centro da cidade até a Praça Alencastro, onde a festividade será encerrada com apresentações culturais e artísticas, além de uma feira gastronômica e artesanal. A programação cultural se estende até as 23h, com apresentações de grupos locais e o culto macroecumênico, que envolve diversas religiões e promove a união entre os participantes, independentemente de suas crenças, mas unidos em pedidos pela paz e respeito as diversas religiões que compartilham esse território. A festa do Bom Jesus de Cuiabá é uma verdadeira celebração da história, da religiosidade e da cultura da cidade. Ao longo dos quatro dias, os fiéis têm a oportunidade de vivenciar não apenas momentos de oração e reflexão, mas também de celebração comunitária e intercâmbio cultural, reforçando o vínculo da cidade com sua história e com o Santo Padroeiro. O evento é um exemplo de como tradições religiosas podem se entrelaçar com elementos culturais e históricos, criando um ambiente de união e fé para a população de Cuiabá.
Como define o Arcebispo Metropolitano Dom Mario Antônio, a festa celebra ainda os 115 anos de Arquidiocese de Cuiabá. “Festejar o Senhor Bom Jesus é se comprometer com o evangelho, com a boa nova, com a paz, com a justiça e com a salvação. É o tempo de comemorar de forma mais abrangente o aniversário de Cuiabá que começa com a festa do padroeiro da capital o nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá”.