esta sexta-feira (16) a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, e o presidente da Câmara Setorial Temática sobre a Efetivação da Política de Saúde Mental em Mato Grosso, instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Carlos Avallone (PSDB) realizaram encontro na reitoria da UFMT para discutir mais sobre políticas de saúde mental. O encontro tratou de ações em conjunto para atender melhor à sociedade em demandas relacionadas a atendimentos psicológicos e psiquiátricos.
De acordo com a reitora da UFMT a proposta do deputado Avallone sobre o número de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é importante para estabelecer uma expansão para todo o Estado de Mato Grosso. “Temos uma necessidade enorme de atendimento com especialistas que possa se juntar às pesquisas para viabilizar e dar materialidade aquilo que a gente aponta dentro da universidade”, destaca a professora Marluce Souza e Silva apontando que as dificuldades estão na falta de CAPS e de profissionais. A reitora da UFMT explica que a parceria vai materializar o apoio às famílias para o atendimento especializado nos diagnósticos relacionados à saúde mental.
O deputado Carlos Avallone enfatizou a receptividade encontrada na UFMT com a temática da saúde mental. “Nós estamos vivendo uma grande pandemia de saúde mental, muito suicídio, muita depressão, ambientes de trabalho muito complexos, dificuldade, e a gente precisa de uma atuação ampla, e a universidade pode e vai colaborar muito com isso. Então a reunião foi extremamente proveitosa, nós saímos daqui com ações a serem já realizadas e de comum acordo, de comum apoiamento”, pontua o parlamentar sobre o desenvolvimento do trabalho conjunto entre ALMT e UFMT.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM), professor Reinaldo Gaspar; Gerente de Ensino e Pesquisa, professor Jorge Luiz; Gerente Administrativa, professora Márcia Montanari; a assessora especial da Reitoria, professora Carla Gabriela Wünsch e a Secretária de Direitos Humanos da UFMT, professora Onice Teresinha Dall'Oglio.