SES MT descarta gripe aviária em humanos, após registro de foco em Campinápolis
|
13/06/2025 - 15:59
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que os dois casos considerados suspeitos de gripe aviária em humanos, registrados em Campinápolis, foram descartados após análise do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.
A partir deste momento, Mato Grosso não registra casos suspeitos ou confirmados de gripe aviária em humanos.
Como medida de segurança, os pacientes que eram acompanhados continuarão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho.
Ministério da Saúde monitora, junto com a SES MT estavam monitorado os casos. As pessoas que estavam sendo acompanhadas haviam tido contato com aves infectadas, apresentam sintomas de gripe e estão em tratamento com fosfato de oseltamivir. Outras 10 pessoas também tiveram contato com as aves.
Até o momento não foi confirmado nenhum caso humano de influenza aviária no Brasil – todos os casos suspeitos foram negativos para influenza A(H5N1). O risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados. Desta forma, a medida preventiva mais eficaz é evitar o contato com aves mortas ou doentes.
O Ministério da Saúde monitora todas as pessoas que podem ter sido expostas ao vírus por contato direto com aves infectadas para acompanhamento da situação de saúde, início imediato do tratamento diante dos primeiros sintomas e vigilância preventiva de possíveis contatos. Não há registro em todo o mundo de transmissão da doença de uma pessoa para outra.