Prefeitura diz que falta de farmacêuticos impacta entrega de remédios em algumas unidades de saúde

Prefeitura diz que falta de farmacêuticos impacta entrega de remédios em algumas unidades de saúde Secom Cuiabá

A prefeitura informa que a falta de farmacêuticos está impactando algumas unidades de saúde de Cuiabá. Entre ela a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terra Nova, em Cuiabá que está com atendimento parcial das 13h às 16h devido à falta de servidores que possam desempenhar a função. 

Para evitar que a população fique desassistida, a SMS já realizou um processo seletivo de urgência e convocou profissionais aprovados no Concurso Público nº 001/2022/SMS. Entretanto, muitos dos convocados não tomaram posse, o que tem gerado dificuldades na recomposição completa da equipe.

A secretária municipal de Saúde, Dra Lúcia Helena Barbosa Sampaio, reforçou o compromisso da pasta em solucionar a situação o quanto antes. “A previsão é que a situação seja regularizada o mais breve possível. Estamos finalizando o trâmite para nova convocação e dando andamento a um novo processo seletivo. Nosso objetivo é garantir o pleno atendimento da população e suprir essa demanda que impacta diretamente a assistência,” afirmou.

Desde o início de 2025, a SMS convocou mais de 1.600 profissionais entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários e de combate a endemias (ACE e ACS), farmacêuticos, oficiais administrativos, motoristas socorristas, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Por meio de um processo seletivo simplificado, foram chamados ainda mais de 500 técnicos de enfermagem, 160 médicos plantonistas e 88 médicos para atuar exclusivamente nas UBSs, aprovados no concurso Nº 001/2022/SMS.

No entanto, muitos profissionais não tomaram posse, o que vem comprometendo a recomposição plena das equipes. Para exemplificar, entre os farmacêuticos convocados, apenas 20 dos 26 nomeados assumiram suas funções. Diante disso, uma nova convocação está prevista para a próxima semana, com expectativa de mais 20 novos farmacêuticos, o que deve resolver o déficit e garantir que as farmácias das unidades operem em sua totalidade.

Segundo ela,  encontra-se em andamento o Processo de Seleção Simplificada nº 002/SMS/2025, destinado à contratação temporária de médicos pediatras, bem como outras seleções para médicos que atuarão na Atenção Primária e médicos plantonistas.