Maria Erotildes dá prazo de 10 dias para Seplag entregar documentos sobre consignados solicitados por sindicatos

Maria Erotildes dá prazo de 10 dias para Seplag entregar documentos sobre consignados solicitados por sindicatos TJMT

Reportagem do Jornal A Gazeta diz que após denúncia feita pela assessoria jurídica dos sindicatos e associações na resistência da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão(Seplag) em disponibilizar informações sobre consignados feitos aos servidores do estado, a desembargadora do Tribunal de Justiça Maria Erotildes Kneip deu 10 dias de prazo para que a pasta se explique.


Na decisão a desembargadora determina que a Seplag explique o motivo da resistência na entrega de informação pública do processo administrativo e ainda descreva quais as providências tomadas no escândalo dos consignados referente aos descontos indevidos. “A omissão da autoridade coautora, portanto, fere não apenas o direito de petição dos impetrantes, mas também os princípios constitucionais de publicidade, eficiência, legalidade e moralidade administrativa”, diz a decisão.


Com base na ausência de tomada de qualquer resposta formal, a desembargadora concedeu parcialmente a liminar as entidades sindicais.


IRREGULARIDADES E SUPERENDIVIDAMENTO


Conforme apurado, o estado repassou em 2024 mais de R$ 228 milhões para a empresa Capital Consig, Cartos Sociedade de Crédito, Bem Cartões e Click Bank descontando em folha dos servidores.


OUTRO LADO


A Seplag informou ao Jornal A Gazeta que já teria atendido a demanda mesmo antes de ser solicitado de forma judicial.

(COM A GAZETA)