A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que a carreta bitrem envolvida no grave acidente com ônibus na BR-163, que resultou na morte de 11 pessoas na última sexta-feira (8), estava trafegando fora do horário permitido pelas normas de circulação.
De acordo com o superintendente da PRF em Sorriso, Maikon Fraida, veículos longos com mais de 19 metros necessitam de autorização especial para circular, sendo essa permissão válida apenas para o período diurno. À noite, esses veículos só podem trafegar em trechos de pista dupla, o que não é o caso do trecho onde ocorreu a colisão, próximo à comunidade São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde.
A carreta possuía autorização para rodar, mas essa autorização limita a circulação ao horário diurno. Durante a noite, veículos longos devem trafegar somente em pistas duplas, o que não ocorre naquele trecho da BR-163. Portanto, a carreta estava em desacordo com as regras de trânsito vigentes, explicou Maikon Fraida.
Essa restrição tem como objetivo garantir a segurança nas rodovias, evitando o risco que veículos de grande porte, em trechos de pista simples e com menor visibilidade, possam provocar acidentes graves.
A carreta colidiu frontalmente com o ônibus intermunicipal da empresa Rio Novo, que fazia a linha Cuiabá-Sinop, resultando em 11 mortes e dezenas de feridos.
A Polícia Civil segue com as investigações para apurar as causas do acidente e possíveis responsabilidades.
Copyright © Todos os direitos reservados