Trump convida líderes europeus para reunião com Zelensky na Casa Branca na segunda

Trump convida líderes europeus para reunião com Zelensky na Casa Branca na segunda REPRODUÇÃO CASA BRANCA

Putin classificou a conversa como “útil” e disse esperar uma solução pacífica para o conflito. Já Trump afirmou que o foco agora é buscar um acordo de paz definitivo, e não apenas um cessar-fogo temporário.

“A melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre Rússia e Ucrânia é um acordo de paz, e não apenas um cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta”, escreveu em sua rede Truth Social neste sábado (16).


O chanceler alemão, Friedrich Merz, apoiou a posição e declarou que um acordo abrangente pode ser mais eficaz do que um cessar-fogo, desde que seja alcançado rapidamente.

Zelensky também se manifestou, dizendo que apoia a proposta de uma reunião trilateral entre Rússia, EUA e Ucrânia. Segundo ele, esse formato seria adequado para discutir diretamente os pontos centrais do conflito.

Após o encontro com Putin, Trump telefonou para Zelensky e líderes da Otan. A ligação, que durou cerca de uma hora, contou com a presença de seis chefes de governo europeus: Friedrich Merz (Alemanha), Keir Starmer (Reino Unido), Giorgia Meloni (Itália), Alexander Stubb (Finlândia), Karol Nawrocki (Polônia) e Emmanuel Macron (França).