O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou suas críticas à educação pública nesta terça-feira (19). Em conversa com jornalistas, ele afirmou que as escolas brasileiras, incluindo as de Mato Grosso, não estão conseguindo ensinar nem o básico de português e matemática às crianças. Abilio também fez duras críticas ao ensino da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), chamando-a de "uma bosta".
Segundo o gestor, a baixa qualidade da rede pública tem levado alunos a depender do Financiamento Estudantil (FIES) para cursar faculdades particulares, muitas vezes a distância e também de qualidade questionável. Enquanto isso, destacou Abilio, estudantes de escolas privadas conseguem ingressar em universidades públicas gratuitas.
“O que a gente vê hoje é as crianças de escola pública tendo que pagar parcelamento de FIES em escolas privadas, e muitas vezes por EAD e baixa qualidade, enquanto aqueles que estudam em escolas privadas e fazem cursinhos pré-vestibulares e tudo mais, eles entram nas universidades públicas e eles vão lá ter acesso a uma outra educação diferenciada. Mesmo que a faculdade pública no nosso estado seja uma bosta, como a UFMT tem sido, mesmo que seja ruim do jeito que a UFMT tem sido, infelizmente é as pessoas mais abastadas que conseguem entrar lá”, disse.
Copyright © Todos os direitos reservados