Ministério Público convoca audiência para debater caos no trânsito de Cuiabá

Ministério Público convoca audiência para debater caos no trânsito de Cuiabá

A 29ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística convocou para o dia 10 de setembro uma audiência pública que promete colocar frente a frente autoridades, especialistas, representantes do setor produtivo e a população de Cuiabá para discutir os transtornos das obras simultâneas nas principais vias estruturais da cidade. O encontro será às 9h, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital.

Com o tema “Mobilidade Urbana em Cuiabá: Desafios e Soluções Durante a Execução de Obras nas Vias Estruturais da Capital”, a audiência vai tratar diretamente dos impactos causados por intervenções como o BRT, a reforma do Viaduto da Miguel Sutil com a Avenida do CPA e a construção da trincheira do Jardim Leblon. Todas obras que, ao mesmo tempo, travam o trânsito e colocam à prova a paciência do cuiabano.

Segundo o Ministério Público, o objetivo é colher contribuições que ajudem na elaboração de um plano de ação capaz de garantir o direito de ir e vir durante o período das obras, que deve se estender até 2026.

Foram convidados a participar do debate representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), CDL Cuiabá, Sinduscon-MT, Fiemt, Fecomércio-MT, Instituto Cidade Legal, além de secretarias municipais e estaduais ligadas à mobilidade urbana e infraestrutura.

A audiência será presidida pelo promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva. Cada convidado terá cinco minutos para suas exposições iniciais. Em seguida, será a vez do público inscrito se manifestar, também com tempo limitado. O evento será gravado e todas as conclusões registradas em ata, servindo de base para possíveis ações do MP.

Com o trânsito de Cuiabá cada vez mais caótico, a audiência tende a ser uma das primeiras tentativas de colocar ordem e buscar soluções em meio a um cenário de obras que transformou as ruas da capital em um verdadeiro teste de resistência.